O Curso de Moda do Centro Universitário Moura Lacerda firmou uma parceria com a Enactus Brasil, organização internacional sem fins lucrativos que mobiliza estudantes, acadêmicos e líderes de negócios para que criem projetos de desenvolvimento comunitário, colocando a capacidade e o talento das pessoas em foco. Em Ribeirão Preto, o programa é executado pela FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo). A primeira atividade colaborativa aconteceu em 18 de setembro, na Unidade II/Campus, como parte das ações da Semana da Responsabilidade Social da Graduação. Alunos e membros da Enactus participaram de uma Oficina de Estêncil – técnica usada para aplicar um desenho por meio do corte ou da perfuração em papel ou acetato –, ministrada pela grafiteira Nanie Aguirre.

Segundo Leda Braga, coordenadora do Curso de Moda, o objetivo da atividade foi capacitar os membros da Enactus e os estudantes da Graduação com técnicas que serão utilizadas nas oficinas a serem promovidas em comunidades carentes. “Essa é a proposta da parceria como um todo. A ideia é compartilhar conhecimentos, estimular a criatividade e permitir que as pessoas iniciem uma atividade rentável. Também é uma oportunidade para aproximar as instituições de ensino pública e privada. Isso colabora para a disseminação dos nossos trabalhos de inovação, responsabilidade social, sustentabilidade, entre outros”, afirmou a professora. Para Nanie Aguirre, “foi um prazer colaborar com o projeto”. “É muito legal ver ações como essa, que incentivam a independência das pessoas. Estou contente em ver meu trabalho valorizado”, disse a convidada.

Projetos em ação

Todos os projetos da Enactus precisam, necessariamente, aplicar uma ação empreendedora. Eles incentivam a melhoria da subsistência de maneiras econômica, social e ambiental. Há três projetos com a participação da Moda. No “Roda de Saia” – uma proposta autossustentável que busca valorizar a independência da mulher por meio da confecção de roupas e criação de uma marca –, curso auxiliará na produção de moldes sob demanda. O “Impactoarte” produz camisetas com desenhos e estampas feitos por artistas locais. Já o “Cresci” visa empoderar, econômica e socialmente, pessoas em situação de vulnerabilidade. Nestes dois últimos, a Graduação ajudará com oficinas de técnicas de estamparia artesanal.

Aluna do 4ª Período de Moda no Moura Lacerda e do 4º Ano de Administração da USP, Amanda Darcie responde pelo cargo de presidente da Enactus. Ela foi uma das responsáveis pela parceria entre as instituições de ensino. “Estamos confiantes e esperamos bons resultados. Nossa intenção é aproveitar o conhecimento técnico oferecido pelos cursos e aplicá-los de forma benéfica na sociedade. Estamos comprometidos a usar o poder da ação empreendedora para ajudar os futuros homens e mulheres de negócios”, concluiu.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. Instagram: @milagredoverbo