Desafios do profissional são estar por dentro das novas tendências e ter uma visão integrada de seu papel na sociedade

O isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19 despertou, em grande parte das pessoas, uma atenção ainda maior para os cuidados com seus animais de estimação. Para Felipe Consentini, médico veterinário conselheiro suplente do CRMV-SP (Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo), essa demanda aqueceu o mercado de trabalho na área de Medicina Veterinária. “Os consumidores estão mais exigentes do que nunca. Eles buscam por um profissional completo que, além da capacidade técnica, possa entendê-lo e saiba lidar com diversas situações”, diz.

Diante disso, Consentini acredita que, para obter sucesso nesse atendimento integrado e atender às novas exigências do mercado de trabalho, a preparação e a evolução constante do médico veterinário são de extrema importância. “Os grandes desafios do profissional são estar antenado às novas tendências e, principalmente, ter uma visão mais integrada de seu papel na sociedade, sabendo que está inserido nas famílias, na saúde única”, afirma.

Alunos do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Moura Lacerda realizando exame em cão

Referência em Ribeirão Preto

Após a conclusão do curso de Medicina Veterinária, o recém-formado pode escolher entre diversos caminhos a seguir. A área mais comum é a Clínica, seja de animais domésticos, grandes ou silvestres. Mas há, também, profissionais que seguem para campos como Controle de Produtos de Origem Animal, Defesa Sanitária, Saúde Pública, Biotecnologia, entre outros. Segundo o CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), as áreas de maior percentual de especialização são: cirurgia (27%), homeopatia (18%), acupuntura (15%) e anestesia (14%). O título de especialista é homologado pelo órgão e pode ser emitido por instituições parceiras. Atualmente, 16 entidades são habilitadas à concessão dessa qualificação.

Esse leque de segmentos oferecido pela graduação é o que aumenta a taxa de procura pelo curso nas universidades. O estudante espera que, ainda durante sua formação profissional, as experiências orientem-no para o futuro. Em Ribeirão Preto (SP), o Centro Universitário Moura Lacerda é referência na área de Medicina Veterinária. A instituição possui uma das estruturas mais completas da região, onde os alunos podem vivenciar a profissão desde o início dos estudos – com destaque para a interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Com mais de 3.000 m², o Hospital Veterinário oferece atendimento para animais de pequeno e grande porte, com salas de cirurgia, clínica, estábulo, canil e outros espaços de convívio.

MDOV  Comunicação  e  Marketing Digital
Atendimentos: Helena Carolli (16) 9-88308199 e Fernando Bueno (16) 9-9131-5326
E-mails: redacao1@milagredoverbo.com.br   e   fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Site: www.milagredoverbo.com.br    |    Facebook: milagredoverbocomunicacao
Twitter: @milagredoverbo    |    Instagram: @milagredoverbo