O presidente da Rede Savegnago de supermercados, Chalim Savegnago, esteve no Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), em 25 de abril, para palestrar a estudantes sobre história, carreira e sucesso do grupo dentro do projeto “Mentoria com Empresários”. Segundo o executivo, desde que seu pai, Aparecido, aos 46 anos, comprou a primeira loja, em 1976, as mudanças e os investimentos em produtos e serviços não pararam mais. “Inovar neste setor, mais que regra, é uma necessidade. Temos que manter os clientes satisfeitos e oferecer serviços modernos e conectados, como os self checkouts, o autoatendimento, que já testamos e que estará presente nas próximas lojas. Mas nada disso se consegue se, ao expandirmos, não respeitarmos a cultura das cidades onde entrarmos. E um ponto crucial nisso é ter uma equipe motivada e comprometida”, afirmou.

No varejo, de acordo com Savegnago, quando decisões são discutidas muito distantes das lojas e, portanto, das comunidades, dos bairros, tendem a não levar em conta, por exemplo, hábitos de consumos locais e regionais. “Um açougueiro não é mais um funcionário. Ele representa a empresa, conhece como os clientes gostam de ser atendidos. Isso o insere em sua localidade como nenhuma norma administrativa poderá fazê-lo. Não podemos apenas ter 8.300 funcionários em 41 supermercados e quatro postos de combustíveis. Precisamos de 8.300 pessoas, que entre outros benefícios recebem participação nos resultados e são responsáveis por isso em seus postos de trabalho, engajados e pensando no cliente acima de tudo”, salientou. A rede fechou 2017 como a 1ª do interior paulista, a 6ª do Estado de São Paulo e a 12ª do Brasil no ranking da Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

Responsabilidade Social Corporativa

Ao responder perguntas dos estudantes do Moura Lacerda, o executivo fez questão de salientar alguns dos programas sociais e ambientais com os quais sua empresa contribui. Dentre eles destacou a atuação dela como mantenedora da Instituição Aparecido Savegnago, que beneficia crianças e adolescentes de famílias em vulnerabilidade social com cursos gratuitos de música, informática, inglês, artes e formação de corais infanto-juvenil e adulto. Em parceria com o Senac Ribeirão Preto, a rede inaugurou, em Sertãozinho, a Escola de Supermercado Savegnago. O projeto oferece mais de 100 vagas em diversas modalidades e formação voltada para o varejo mercadista.

Encontro com a direção

Antes da palestra do projeto “Mentoria com Empresários”, reuniram-se para uma conversa Marcelo Borsoni, gerente de Gestão de Pessoas da Rede Savegnago; Marcelo Brandão, professor dos cursos de Administração e Tecnológicos; Paulo Lapini, diretor Superintendente; Oscar Luiz de Moura Lacerda, um dos mantenedores da instituição de ensino superior; e Chalim Savegnago. O convidado recebeu uma estatueta com cavalos de diversos portes, presente do Moura Lacerda, entregue pela aluna Jéssica de Souza, de 25 anos, do 8º período do Curso de Administração. Ela trabalha na rede de supermercados, na loja 7, na cidade de Jardinópolis (SP).

A administradora Francine Mendonça, de 34 anos, ficou sabendo pela imprensa sobre a palestra e marcou presença na primeira fila do Auditório “Ilka de Moura Lacerda”. “Quis ouvir o principal gestor do grupo, que conhece os comércios local e regional como ninguém, e saber de seus projetos. Foi uma noite de muito conhecimento valioso”, contou.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Livia Cadete (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: livia.cadete@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: liviacadete – Instagram: @milagredoverbo