A manhã do último sábado (23/09) rendeu muito trabalho para alunos, ex-alunos e professores do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP). Mas foi um “suor” diferente do da sala de aula: eles se juntaram para um mutirão de limpeza na Escola Estadual Vereador José Bompani, localizada no bairro Valentina Figueiredo, Zona Norte da cidade. A instituição de Ensino Fundamental, que atende 657 crianças e jovens entre 6 e 15 anos, foi alvo de pelo menos cinco ações recentes de vandalismo. Na última invasão, que aconteceu em junho, os suspeitos usaram latas de tinta e cal, que seriam aproveitadas nas reformas do colégio, para sujar todo o pátio.

César Clemente, que atua como professor do Moura Lacerda e é diretor da E.E. Vereador José Bompani, ressaltou as dificuldades da instituição de ensino pública. “A escola ocupa um quarteirão inteiro e tem 10 salas de aula lotadas de manhã e à tarde, além dos banheiros, sala dos professores, diretoria, cozinha e pátio. Durante a semana, temos apenas dois funcionários encarregados da limpeza. A ideia é firmar parcerias com a comunidade para fazer mais mutirões e tornar o ambiente de aprendizado limpo e agradável para todos”, afirmou.

Ainda segundo Clemente, a ação influencia diretamente no ânimo dos alunos. “Dá para notar que eles ficam mais calmos e rendem mais”, contou. Danielle Vitória, de 14 anos, membro do grêmio estudantil, ajudou na limpeza. “A gente consegue se concentrar melhor se tudo está em ordem”, disse. Para Eliana Justo Rodrigues, do 1º período de Pedagogia, esta é uma experiência que servirá para o futuro. “É uma lição que levarei para a minha carreira. Quando me formar, pretendo ser professora do Ensino Fundamental da rede pública”, contou.

 

Retribuição

Também arregaçaram as mangas para ajudar no mutirão de limpeza o coordenador do Curso de Pedagogia, Osvaldo Tadeu Lopes, e os professores Carla Morais e Franco Rodini Garcia, docente do Curso e coordenador do Estágio Obrigatório. “A Escola Estadual Vereador José Bompani foi uma das primeiras instituições que abriu as portas para os nossos alunos estagiarem nos anos iniciais, tanto nas salas regulares como na de educação inclusiva, além da Gestão Escolar. Por isso, acredito que essa atividade é uma forma de retribuirmos a parceria”, ressaltou Lopes.

O Programa de Estágios de Licenciatura do Moura Lacerda é supervisionado por Garcia, que ficou responsável por concertar as cercas que foram danificadas nos atos de vandalismo. “Esta escola teve um papel muito importante, pois nos ajudou a colocar em prática o Estágio por Projeto. Nele, em vez dos graduandos em Pedagogia atuarem como observadores, eles passam a ser autores da atividade, planejando e desenvolvendo ações e, consequentemente, tornando-se mais participativos e independentes”, contou.

 

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Mariana Pacheco (16 – 9-8169-6757) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: mariana.pacheco@milagredoverbo.com.brfernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: mari.pacheco. Instagram: @milagredoverbo