As professoras Alessandra David e Maria de Fátima Mattos e suas ex-alunas Dulcinéia Ligeiro e Roseli Godoy participaram do livro “História da Educação no Nordeste Paulista”; live, hoje, marca o lançamento da publicação
Pesquisas importantes realizadas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), estão no livro “História da Educação do Nordeste Paulista”, da Pontes Editores. Os trabalhos, que viraram capítulos específicos da publicação, foram desenvolvidos pelas docentes Alessandra David e Maria de Fátima Mattos e por suas ex-alunas do Mestrado Dulcinéia Conceição Ligeiro e Roseli Pereira Godoy.
O livro foi organizado pelos professores Sauloéber Tarsio de Souza, da Universidade Federal de Uberlândia (MG), e Alessandra Cristina Furtado, da Universidade Federal da Grande Dourados (MS). O lançamento acontecerá em uma live, hoje (quinta-feira, 06/08), transmitida pelo canal do YouTube “Oráculo História UFTM”, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, às 20 horas, com a participação de todos os autores.
Documentos raros
A publicação do capítulo “A Atuação do Inspetor de Ensino na Rede Pública (1922-1930): Análise de Termos de Visita”, de Alessandra David, Dulcinéia Ligeiro e Rosilene Oliveira, trata de avaliação de materiais escritos por supervisores de ensino. Eles relatavam as condições das escolas, o conteúdo ensinado, a metodologia de ensino, entre outros aspectos.
“São documentos valiosos porque retratam como era a educação oferecida na nossa região segundo a ótica destes profissionais. Dulcinéia Ligeiro, que atua, hoje, como supervisora, mas que já trabalhou como professora de História da rede pública de ensino, encontrou estes documentos raros em um arquivo em uma das escolas na qual trabalhou”, conta Alessandra David.
O capítulo “Um Templo na Roça: Estudo sobre as Escolas Rurais do Interior do Estado de São Paulo (1960 e 1970)” foi escrito por Maria de Fátima Mattos e Roseli Godoy. A ex-aluna também encontrou os materiais estudados por meio de sua atuação como supervisora de Ensino, posição que lhe deu acesso a arquivos escolares. Os documentos descrevem como eram as escolas da Zona Rural no Nordeste paulista, suas instalações, as condições nas quais as aulas eram oferecidas e o perfil dos alunos.