Palestra foi ministrada pelo professor da USP Wanderlei Abadio Oliveira na Escola Estadual “Baudílio Biagi”, no bairro Simioni, Zona Norte de Ribeirão Preto

            A EE (Escola Estadual) “Baudílio Biagi”, no bairro Adelino Simioni, Zona Norte de Ribeirão Preto (SP), recebeu, no dia 12 de abril, mais uma importante ação do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do Centro Universitário Moura Lacerda. A coordenação do programa levou para os alunos do 4º ao 9º anos da escola pública a palestra “Violência, Bullying e Paz”, apresentada pelo professor da USP (Universidade de São Paulo) Wanderlei Adadio Oliveira.

            De acordo com a diretora da EE “Baudílio Biagi”, Carla Cristina Moraes, o evento atendeu as expectativas, pois os alunos se envolveram e puderam refletir sobre o seu próprio comportamento. “O palestrante conseguiu fazer com que o encontro fosse muito significativo para nossos estudantes. Eles se viram na fala de Oliveira e foram provocados a pensar sobre as consequências dos seus atos”, disse.

            Ela também ressaltou a importância do Pibid no cotidiano da escola pública. “A equipe toda é muito boa. Realmente, é um trabalho de parceria que acrescenta tanto para as estagiárias, que passam a conhecer melhor a realidade da Educação Básica, como para nós, que recebemos o apoio do Centro Universitário”, contou Carla Moraes.

A teoria na prática

            Fernanda Lorencete Borges, coordenadora do Ensino Fundamental I da “Baudílio Biagi”, afirmou que a palestra foi muito significativa, com uma linguagem clara e acessível e com uma dinâmica que envolveu os estudantes.

            A coordenadora também ressaltou o valor do Pibid. “É uma parceria que permite que a aprendizagem aconteça na prática. E é isso que todo profissional precisa: entender a teoria, mas conferir a sua aplicabilidade. As estagiárias sairão desta experiência muito melhor preparadas, com uma noção maior de como é trabalhar os conteúdos. Esta é uma troca valiosa, porque temos oportunidade de aprender com elas também. A presença das alunas traz este frescor para a escola pública”, concluiu.

            Renata Alessandra de Favero, professora do Ensino Fundamental I, salientou que essa troca é necessária e muito importante. “As estagiárias, já bem preparadas, passam a entender como é atuar nesta realidade. Elas estão sempre abertas a melhorar, a ouvir e a aprender”, falou.

Diferenciação na carreira de professor

            A coordenadora do Pibid, Neire Scarpini, explicou que as bolsistas já estão na fase de implantação de seus projetos na escola. “Elas estão atuando com os alunos com mais dificuldade de alfabetização. Esta experiência contribui muito para a formação de nossos alunos. Elas já iniciaram sua vida profissional com uma grande diferenciação em suas carreiras, que é, exatamente, esta experiência na escola de Educação Básica”, ressaltou.

            Ela ainda contou que estão acontecendo muitas atividades na escola parceira, como palestras, workshops e oficinas pedagógicas. “Há uma troca muito grande de conhecimento e experiências”, disse. Neire Scarpini lembrou que o tema da palestra foi uma solicitação da escola e que teve grande adesão dos alunos. “Eles participaram, trocaram informações e dialogaram com o palestrante. Estiveram o tempo todo muito interessados em contribuir para a reflexão sobre o assunto”, afirmou.

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3446-5717    |    3329-7998    |    9-9626-5055

Atendimento: Patricia Moura (16) 9-9112-2018 e Fernando Bueno (16) 9-9131-5326

E-mails: patricia.moura@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Instagram: @milagredoverbo