2_Silvia Piantino

O esporte está presente há 46 anos na vida de Silvia Helena Piantino Silveira, 59, professora de Educação Física do Centro Universitário Moura Lacerda. Durante a juventude, ela integrou a seleção de vôlei de Ribeirão Preto, na qual permaneceu por 10 anos. Em 1991, teve seu primeiro contato com o esporte adaptado, quando passou a incluir alunos com deficiência visual nas atividades físicas da Escola Estadual “Cid de Oliveira Leite”, instituição onde trabalhava. “Nessa época, comecei a doar meu tempo e conhecimento à causa e nunca mais parei. O auge para mim é comemorar esses 25 anos de voluntariado colaborando com os Jogos Paralímpicos Rio 2016”, afirma.

Silvia viajou para a capital carioca no dia 2 de setembro. Será a primeira vez que ela participará de uma paralimpíada. A professora atuará como voluntária nas partidas de goalball, modalidade a que já está acostumada – ela faz parte do quadro de árbitros da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) desde 2002. “Farei o que for preciso nas quadras, como cuidar da bandagem dos atletas, enxugar o piso, repor bolas etc.”, conta. Os jogos de goalball serão realizados de 8 a 16 de setembro, na Arena do Futuro.

Sobre a modalidade

Criado para reabilitação de veteranos de guerra, o goalball é disputado por atletas com deficiências visuais, que jogam vendados. No Rio 2016, 10 seleções masculinas e 10 femininas buscam o pódio do esporte, disputado nos Jogos desde Toronto 1976. Assim como no futebol de cinco, a bola da modalidade tem guizos internos. As equipes são formadas por três titulares e três reservas.

A partida é dividida em dois tempos de 12 minutos, e ganha quem fizer mais gols. Os arremessos podem ser rasteiros ou quicados, devendo tocar obrigatoriamente em determinadas áreas da quadra. Os jogadores são ao mesmo tempo atacantes e defensores. Em 2014, o Brasil ganhou o Campeonato Mundial masculino e dois jogadores da equipe lideraram a artilharia do torneio: Leomon Silva (51 gols) e Romário Marques (30).

Experiência

Silvia Helena Piantino Silveira é graduada em Comunicação Social e Educação Física pela Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto), em Pedagogia pela Unifran (Universidade de Franca) e possui especializações em Educação Física, Educação Especial e Psicomotricidade e mestrado em Psicologia pela USP (Universidade de São Paulo). Fundou, em 1998, com outros profissionais e educadores, a Adevirp (Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região), participando de sua diretoria e atuando voluntariamente como professora de Educação Física Adaptada. Atualmente, é coordenadora de Esportes da entidade.

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Mariana Pacheco (16 – 9-98169-6757) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: mariana.pacheco@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: mari.pacheco. Snapchat: milagredoverbo