O Nuace (Núcleo de Acessibilidade), do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), avança com seu projeto de formação para educação inclusiva e desenvolve mais uma ação para assegurar às pessoas com deficiência o direito ao ensino superior. No dia 15 de agosto, às 14 horas, 21 profissionais que trabalham no atendimento direto ao público iniciarão um curso de capacitação em Libras (Língua Brasileira de Sinais). A atividade será ministrada pela professora Carla Damasceno. Ao todo serão 10 encontros.

“Nossa proposta é que o colaborador saiba interagir com as pessoas com deficiência auditiva e de fala, os acolham com eficiência, eliminando as barreiras de comunicação e facilitando a integração deles à vida acadêmica”, afirma a docente, também membro do Nuace e coordenadora do Curso de Educação Inclusiva. Ela explica que há interesse e abertura das pessoas em aprenderem Libras, pois reconhecem sua importância e entendem a qualificação como um diferencial para o currículo.

 

Lei Brasileira de Inclusão

 

Em janeiro de 2016, entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão – no 13.146/2015 –, também chamada de Estatuto da Pessoa com Deficiência. Ela promove a cidadania e constrói um novo conceito de acessibilidade, sobretudo, no que diz respeito à educação. De acordo com Carla Damasceno, o Nuace trabalha para encontrar soluções que garantam o cumprimento da legislação no ambiente universitário. “Esta lei impôs novos desafios à sociedade. Há um movimento que já traz resultados ao ensino superior. Estamos recebendo estudantes com deficiência e acreditamos que este número só deva aumentar”, ressalta.

 

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Patricia Moura (16) 9-9112-2018 e Fernando Bueno (16) 9-9131-5326

E-mails: patricia.moura@milagredoverbo.com.brfernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Instagram: @milagredoverbo