Alunos do 8º período do Curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), apresentaram as campanhas publicitárias que foram desenvolvidas dentro do Projeto Experimental, que é o trabalho de conclusão da Graduação. Neste ano, os clientes das agências foram do setor de varejo alimentício, com a Toca do Bolo, e do de prestação de serviços, com as empresas Levare, Clínica Collucci e Escola de Educação Infantil “Tia Olívia”. A atividade, que aconteceu nos dias 16 e 17 de novembro, no auditório da Unidade I/Sede, contou com a presença dos proprietários e/ou responsáveis pelos estabelecimentos atendidos.

O Projeto Experimental reúne briefing, planejamento, criação, produção e evento de lançamento para um cliente real, com a supervisão de professores para cada área específica. “O trabalho tem início ainda no 6º período, com a escolha do cliente, e o último ano da graduação é totalmente voltado para o desenvolvimento das campanhas”, explicou Carmen Justo, coordenadora do curso. “É uma tarefa bastante prática que, além de demandar muita pesquisa e comprometimento, também prepara os estudantes para o mercado de trabalho”, completou Raquel Lovatti, coordenadora geral do projeto.

Resultados aprovados 

A agência Pixel Comunicação, formada por Ana Paula Andrade, Ana Cláudia Igual, Larissa Caroline, Letícia Patucci, Danilo Beloti e Mayara Liberali, apresentou a campanha criada para a Toca do Bolo. Comandada por Luiz Américo Fernandes, formado em Gestão de Negócios no Moura Lacerda, a empresa é especializada em bolos caseiros e fornece seus produtos para terceiros, como mercados, panificadoras, lojas de conveniência, etc., além de comercializá-los em sua loja própria, localizada na Região Norte de Ribeirão Preto. Os estudantes desenvolveram um planejamento de ações de Marketing para um ano de trabalho. Entre as peças produzidas estavam jingles, banners e posts para mídias digitais. “Como não conhecíamos o cliente, nossa maior dificuldade foi ganhar sua confiança. Mas logo no início ele se identificou com nossas propostas e abriu as portas para trabalharmos”, afirmou Ana Paula Andrade.

A Escola de Educação Infantil e Berçário “Tia Olívia” foi o cliente escolhido pela agência UOU. Vitória Bugliani, uma das integrantes, contou que a instituição acolheu-as de braços abertos. “Foram muito gentis e ajudaram nas demandas, sempre transmitindo as informações necessárias”, disse. Ione Maroto, também do grupo, disse que a maior dificuldade foi conduzir as crianças durante a produção dos vídeos. “Optamos por trabalhar com os próprios alunos para captar o espírito da escola. Como os pequenos estavam bem agitados, fizemos algumas modificações no roteiro original”, lembrou. Maria Olívia Paes Sanitá, proprietária da unidade de ensino há 12 anos, disse que essa foi a primeira vez que a empresa teve contato com um planejamento de Marketing. “Quando recebi a proposta fiquei animada, pois vi a possibilidade de utilizar a campanha, mesmo que no futuro, o que é meu plano. O resultado foi ótimo”, salientou. Carla Motta, Juliana Paes, Vitória Bugliani e Isabela Whitehead completaram a agência.

Aprendizado prático

A Sei6 Comunicação apresentou a campanha criada para a Clínica Collucci, especializada em reabilitação e prevenção funcional e no setor fitness. O aluno Washington Ricardo Almeida contou que o maior desafio do grupo foi atuar para um cliente que não possui um produto, um “negócio palpável”. “A dificuldade em lidar com a prestação de serviços é que o consumidor não consegue avaliar a qualidade do trabalho tão facilmente como com um produto físico. Por isso procuramos destacar os aspectos positivos da empresa, ressaltando que os clientes da clínica buscam qualidade de vida e prevenção da saúde e não apenas a reabilitação”, salientou. Os demais integrantes da equipe são Douglas Pinhol, José Geraldo Costa, Julio Lapria, Matheus Vital, Victor Romero e Weverton Vinícious.

A agência trabalhou na produção e no impulsionamento de posts para o Facebook e o Instagram e também fez flyers promocionais, panfletos e peças institucionais. Alexandre Collucci, fisioterapeuta e proprietário, a administradora Paula Berardo e o médico oncologista Adilson Faccio acompanharam a apresentação do projeto. Para Collucci, os resultados foram surpreendentes. “O trabalho desenvolvido se aplica a nossa realidade. Deu para perceber a sensibilidade do grupo e o cuidado em entender o funcionamento da clínica. A aposta na campanha humanizada foi bacana, pois é algo que prezamos muito”, afirmou.

A agência Innovare teve como cliente a companhia Levare, especializada em transporte rodoviário com atuação em São Paulo, São José do Rio Preto, São Carlos e Ribeirão Preto. Daniela Tardivo, usuária dos serviços e integrante da equipe, contou que o trabalho demandou muita pesquisa de mercado, avaliações com a própria empresa e entrevistas com o público em geral. “Foi dessa forma que conhecemos o ramo no qual nosso cliente está inserido e quais seriam as necessidades dele”, disse. Para a aluna, a execução do projeto foi uma verdadeira visão do mercado de trabalho. “Passamos por todas as etapas exercidas por uma agência profissional”, concluiu.

 

 

 

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