Ação contou com participação de alunos do Curso de Educação Física e de outras áreas da saúde

Na manhã do último sábado (14/05), o Campus do Moura Lacerda foi palco para um simulado de múltiplas vítimas realizado pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A ação aconteceu na área da piscina e contou com a participação de alunos de Educação Física do Moura Lacerda e de outros cursos da área da saúde de instituições convidadas. “Os estudantes atuaram como voluntários e viram como funciona os primeiros socorros quando há uma situação de muitas vítimas ao mesmo tempo”, afirmou Adriana Nascimento, coordenadora do Curso de Educação Física.

Amanda Bichava, aluna de Educação Física, participou como “sombra”, vigiando como o profissional reagia ao resgate. “Eu nunca tinha visto como é o atendimento médico dos bombeiros e o simulado me ajudou bastante a entender”, contou. 

Alunos, professores e profissionais do SAMU durante simulação no Campus do Moura Lacerda

Cerca de 1.200 chamados por dia

Karina Fonseca, enfermeira do SAMU e instrutora do Núcleo de Educação, ressaltou a importância de realizar o simulado periodicamente. “Ao longo do ano, os profissionais que trabalham em resgate realizam vários simulados. Isso é importante para promover a integração entre as equipes, preparando-as para possíveis situações, já que simulamos casos que podem acontecer na vida real”, explicou.

Em média, o SAMU de Ribeirão Preto e região tem cerca de 1.200 pedidos de atendimentos por dia, chegando a quase 40 mil atendimentos por mês. Esses casos envolvem todos os serviços, incluindo a rede de atenção à urgência do município, mostrando a importância de todos os centros de saúde serem bem integrados.

Enfermeira do SAMU simula atendimento durante evento no Campus do Moura Lacerda
MDOV Comunicação e Marketing Digital
Atendimentos: Enzo Pires (19) 9-8979-7560 e Fernando Bueno (16) 9-9131 5326
E-mails: enzopires580@gmail.com e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Site: www.milagredoverbo.com.br    |    Facebook: milagredoverbocomunicacao
Twitter: @milagredoverbo    |    Instagram: @milagredoverbo