Alunos do Curso de Educação Física tiveram a oportunidade de olhar a futura profissão pelas perspectivas da administração, do empreendedorismo e de outras áreas

            A 8ª Semana de Educação Física do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de abril, na Unidade II/Campus. Foram abordados temas de diversas áreas, como saúde, empreendedorismo, administração e treinos dentro da área de educador físico. A organização foi da coordenação do curso com apoio de professores e alunos.

            Segundo a coordenadora da Graduação, Irana Junqueira de Castro Ferracioli, a semana é importante também por integrar o PPC (Projeto Pedagógico Curricular) do curso. Ela possibilita aos alunos uma forma de agregar conhecimentos e identificar as várias áreas de atuação do profissional de Educação Física.

            No dia 16, a semana teve como convidado para a palestra de abertura o ex-aluno e professor Thiago Soares Marsola. Ele falou sobre “O cenário atual e novas tendências do profissional de Educação Física no mercado de trabalho”. Para exemplificar, Marsola usou experiências próprias desde que se formou e entrou no mercado, apontando erros e acertos para os alunos.

            Complementando, aconselhou os estudantes a seguirem melhores caminhos de acordo com dados levantados sobre o cenário fitness, como, por exemplo, o público atual das academias e quais as pessoas que estão carentes de um serviço voltado a elas. Além disso, o professor indicou que os alunos procurem se especializar o mais rápido possível, estudar outras áreas de conhecimento, etc.

            Após a palestra, os alunos do 7º período apresentaram seus TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso), cujos pôsteres ficaram expostos ao longo da semana.

Saúde e administração

            No dia 17, a primeira palestra foi ministrada pelo professor Aroldo Costa Neto. Seus focos foram os motivos que levam as pessoas à morte, como os maus hábitos alimentares prejudicam a saúde e como os profissionais de Educação Física podem auxiliar seus alunos.

            O coach Daniel Fantini apresentou aos estudantes, na segunda palestra, os “Segredos de sucesso para um Personal Trainer”, uma visão da gestão de uma empresa voltada ao profissional.

            Já no período da noite, a professora e também ex-aluna do Centro Universitário Márcia de Souza Medeiros, além da palestra na Sala de Conferências, foi com parte da turma para o Ginásio de Esportes da Unidade II/Campus.

            Lá ela ministrou uma série de atividades para os futuros profissionais de Educação Física, focadas no público do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais. Com base em sua especialidade e vivências, ela trouxe práticas para agregar à formação dos graduandos.

Quimbol e adolescência

            Para iniciar o dia 18, o professor convidado Anderson Gregório Joaquim palestrou sobre “Treino de força para crianças e adolescentes”, desmistificando que pessoas dessa idade não possam treinar.

            Em uma aula prática, após a palestra, no Ginásio de Esportes do Campus, ele apresentou atividades que estimulam a força e as habilidades nesta faixa etária, sem que seja prejudicial. Apresentou a postura adequada para a execução de cada exercício e quais os benefícios de cada um, desde um simples agachamento até saltos.

            No período da noite, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e praticar um esporte genuinamente brasileiro, criado no Pontal do Paranapanema (SP) por Francisco Bueno de Camargo, em 1947: o Quimbol. O mesmo foi apresentado aos alunos em uma clínica ministrada pelo professor e mestre João Francisco Godoy.

            Jogado com raquetes de madeira semelhantes às de Frescobol – porém, recobertas de borracha e com círculos vazados – e bolinha de borracha com dimensão parelha às de tênis, o Quimbol também guarda proximidade com o Vôlei e o Badminton.

Pelos olhos dos alunos

            Para Lucas Luiz, aluno do 7º período, as pessoas têm uma visão incorreta de sua futura profissão. “Muitos pensam que Educação Física é apenas jogar bola, mas não. Há amplas atividades que podem ser trabalhadas entre professor e aluno. As palestras ministradas na Semana de Educação Física 2019 serviram para ensinar quais são essas atividades e como os professores podem colocar seus conhecimentos em prática durante suas aulas”, disse.

            Também aluno do 7º período, Marcelo Guarda viu como muito importante a contribuição que os palestrantes, cada um em sua área específica, deram para sua futura carreira como profissional de Educação Física.

            Para Luiza Froldi, também do 7º período, a apresentação sobre o mercado atual do setor, como ele está se projetando para o futuro e o que ela, como futura profissional, pode fazer para melhorar o cenário do mundo fitness, entre outros assuntos, agregaram muito para ela.

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3446-5717    |    3329-7998    |    9-9626-5055

Atendimento: Lorena Marques (16) 9-9310-9072 e Fernando Bueno (16) 9-9131-5326

E-mails: lorena.marques@milagredoverbo.com.brfernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Instagram: @milagredoverbo