Com o tema “Letras: Entre Livros, Leituras, Sentidos e Movimentos”, o evento aconteceu de 20 a 24 de maio e permitiu, por meio da partilha de experiências e conhecimentos, uma imersão no mundo da literatura e do profissional de Letras


            Uma semana inteira de troca de conhecimentos e partilha de experiências. Foi assim a 30ª Semana de Letras, que aconteceu de 20 a 24 de maio, organizada pelo Curso de Letras do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP). O coordenador, Osvaldo Tadeu Lopes, falou que a atividade foi muito enriquecedora por mostrar o potencial da leitura e da literatura como ferramentas de transformação social.

            “Começamos com a palestra sobre educação, do papel do professor em incentivar e entusiasmar os alunos e trabalhar sem ameaças, respeitando a diversidade, a comunidade e o estudante em suas especificidades”, salientou. A semana trouxe uma mesa-redonda com ex-alunas, que contaram suas experiências sobre a atuação no mercado de trabalho. Houve uma leitura dramática de clássicos da literatura, que valorizou a expressão artística e cultural.


            “As falas dos palestrantes sobre leitura no cárcere e a literatura de Carolina Maria de Jesus nos impactaram e nos sensibilizaram, sobretudo, por mostrarem como a literatura pode ser instrumento de resistência e libertação. Enfim, tenho que agradecer aos professores do curso que abraçaram a Semana de Letras e aos nossos alunos pelo envolvimento e participação”, afirmou Lopes.

Arte, resiliência e Figuras de Barbante

            Entre os temas apresentados na Semana de Letras estavam “Arte, Música: Os Sentidos da Vida”, apresentada pelo professor doutor Paulo Eduardo de Barros Veiga; “Ser Professor na Sociedade Contemporânea: (Des)Caminhos, Perspectivas e Desafios”, com a professora doutora Elaine Paiva Assolini; “Os Profissionais de Letras: Múltiplos Caminhos”, debatido pelas convidadas Isabela Araújo dos Santos, Cristiane Regina Alves, Marielle Leite Victor, Arantcha Fregnani Trombini e Joyce Pontes.

 
           Outros temas foram “Leitura no Cárcere: Interpretação e Liberdade”, com Carlos Antônio Nogueira Andrade; “Vamos Falar de Poesia”, apresentado pelo professor Renato Alessandro dos Santos; “Leituras Dramáticas e Interpretação a partir do Realismo”, com o grupo Fora de Hora; “Figuras de Barbante: Resgate Histórico e seu uso como Recurso para Contação de Histórias”, com Ivã Spolaor; e “Autoria e Resistência em Carolina Maria de Jesus”, com Michel Luís da Cruz Ramos Leandro.



Formação humana e profissional

            Segundo o coordenador do Curso de Letras, Osvaldo Tadeu Lopes, a Graduação do Moura Lacerda forma o professor de Língua Portuguesa e Inglesa para que ele tenha uma base teórica sólida, aliada à prática, por meio das disciplinas do curso.

            “Nosso maior diferencial é um Corpo Docente absolutamente comprometido com a excelência do ensino. A nossa marca é a formação humana e profissional, que prepara para o protagonismo no mercado e permite que este jovem retorne à sociedade, depois de formado, oferecendo seu melhor, com tudo o que foi aprendido nos quatro anos de preparação e estudo”, ressaltou.

            Ainda segundo o coordenador, quem faz o Curso de Letras no Moura Lacerda tem a oportunidade de participar de um processo de humanização que acontece, principalmente, por meio do estudo aprofundado da literatura.



Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3446-5717    |    3329-7998    |    9-9626-5055
Atendimento: Lorena Marques (16) 9-9310-9072 e Fernando Bueno (16) 9-9131-5326
E-mails: lorena.marques@milagredoverbo.com.brfernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo
Site: www.milagredoverbo.com.br – Instagram: @milagredoverbo