Semana de Letras 2019, com o tema “Letras: Entre Livros, Leituras, Sentidos e Movimentos”, terá palestras sobre leituras, prática do professor, caminhos para o graduado e poesia, temas que contribuem para a aprendizagem dos futuros profissionais


            Com o tema “Letras: Entre Livros, Leituras, Sentidos e Movimentos”, a Semana de Letras 2019 do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), entre 20 e 24 de maio, apresenta palestras que discutem a leitura em diferentes vertentes: escola, cárcere, autoras negras, clássicos e lançamento de livro. Entre os destaques está, também, uma mesa-redonda com ex-alunos que atuam em diversas áreas em que o profissional do Curso de Letras pode atuar, além de um espetáculo teatral com autores como Chico Buarque, Ibsen e Nelson Rodrigues.

            Toda a Semana de Letras 2019 do Moura Lacerda acontecerá das 8h30 às 12 horas, no Auditório “Ilka de Moura Lacerda”, na Unidade I/Sede, situada à rua Padre Euclides, 995, nos Campos Elíseos, em Ribeirão Preto. As atividades serão gratuitas, direcionadas à comunidade acadêmica do Centro Universitário, principalmente alunos dos cursos de Letras e Pedagogia, mas também está aberta à comunidade externa, da cidade ou da região.

Segunda-feira

            Na abertura, na segunda-feira (20/05), às 8h30, haverá a atividade cultural “Arte, Música: Os Sentidos da Vida”, apresentada por Paulo Eduardo de Barros Veiga, pós-doutorando do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP- Ribeirão Preto (Universidade de São Paulo).

            Em seguida, às 9 horas, acontecerá a palestra “Ser Professor na Sociedade Contemporânea: (Des)Caminhos, Perspectivas e Desafios”, com a professora doutora Filomena Elaine Paiva Assolini, da USP-Ribeirão Preto, especialista na área de Educação e Linguística Aplicada.

Terça-feira

            “Os Profissionais de Letras: Múltiplos Caminhos” será o tema da mesa-redonda, às 8h30, da terça-feira (21/05). Os convidados para o debate serão Izabela Araújo dos Santos, Cristiane Regina Alves, Marielle Leite Victor Arantcha Fregnani Trombini e Joyce Pontes. A mediadora será a professora doutora Fabiana Cláudia Viana Borges, do Moura Lacerda.

            Às 20 horas, ainda na terça-feira, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto (Alto do São Bento, s/no), acontecerá uma apresentação em homenagem a Carolina Maria de Jesus (1914-1977), uma das primeiras e mais destacadas escritoras negras do País. Ela é autora do livro best-seller autobiográfico “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, publicado em 1960.

Quarta-feira

            A professora mestra Vanessa de Bello Lins da Rocha, do Moura Lacerda, será a mediadora da palestra “Leitura no Cárcere: Interpretação e Liberdade”, com Carlos Antônio Nogueira Andrade. A atividade ocorrerá, na quarta-feira (22/05), às 8h30.

            A partir das 10 horas, será a vez da palestra “Vamos Falar de Poesia”, com o professor Renato Alessandro dos Santos, do Centro Universitário, que será seguida pelo lançamento do livro “O Espaço que Sobra”, de sua autoria.

Quinta-feira

            Na quinta-feira (23/05), às 8h30, acontecerá o espetáculo teatral “Leituras Dramáticas e Interpretação a partir do Realismo”, com o grupo Fora da Hora. Os textos que serão apresentados são “Casa de Bonecas”, de Ibsen; “Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues; “É”, de Millôr Fernandes; “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque; e “Mambembe”, de Artur Azevedo. A mediadora será a professora Rita de Cássia do Carmo Garcia, também do Moura Lacerda.

Sexta-feira

            No último dia da Semana de Letras 2019, às 8h30, haverá a palestra “Figuras de Barbante: Resgate Histórico e seu uso como Recurso para Contação de Histórias”, ministrada por Ivã de Oliveira da Matta Filho, aluno do Curso de Pedagogia do Moura Lacerda.

            O encerramento será às 9h30, com o professor mestrando Michel Luís da Cruz Ramos Leandro, da USP-Ribeirão Preto, que apresentará a palestra “Autoria e Resistência em Carolina Maria de Jesus”. A mediação será da professora doutora Fabiana Cláudia Viana Borges.

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3446-5717    |    3329-7998    |    9-9626-5055
Atendimento: Lorena Marques (16) 9-9310-9072 e Fernando Bueno (16) 9-9131-5326
E-mails: lorena.marques@milagredoverbo.com.brfernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo
Site: www.milagredoverbo.com.br – Instagram: @milagredoverbo