Primeira atividade da série “Webinar Universo Contábil”, nesta quarta-feira (19/08), às 19h30, terá como convidado Marcelo Botelho, professor da FEA-USP

O Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), lançou a série “Webinar Universo Contábil”. O primeiro evento terá o tema “Como estará o trabalho no mercado contábil pós-pandemia?”, com o professor doutor Marcelo Botelho, da FEA-USP Ribeirão (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo).

A atividade acontecerá, hoje (quarta-feira, 19/08), às 19h30, na plataforma digital TEAMs, a mesma que os alunos do Centro Universitário utilizam para as aulas remotas neste período de isolamento social provocado pela Covid-19.

De acordo com a professora Ana Arruda, do Curso de Ciências Contábeis, uma das organizadoras do evento, o objetivo é promover o diálogo entre os profissionais de diferentes segmentos do mercado de trabalho.

“Abriremos espaço para o compartilhamento de várias visões sobre o mercado e as diferentes áreas de atuação profissional, para que nossos alunos se sintam preparados para desenvolver suas carreiras, com informações sobre as mudanças atuais que estão impactando a profissão do contador”, diz.

Ana Arruda, professora do Curso de Ciências Contábeis

Os próximos webinars tratarão de temas como Auditoria & Perícia, Controladoria & Consultoria e Ambientes Inovativos de Startups & Fintechs. O Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Moura Lacerda é coordenado pelo professor Paulo Alencar Lapini.

“É importante trazer para os estudantes de nosso curso outras opiniões que enriqueçam o background de habilidades e conhecimentos que formarão sua base profissional e que possibilitem que eles ampliem sua visão do mercado de trabalho”, ressalta a professora Ana Arruda.

Perspectivas para o mercado contábil

Segundo Marcelo Botelho, existe uma grande apreensão sobre o futuro do contador, um receio de que a tecnologia possa impactar, negativamente, o mercado contábil, fazendo com que o profissional desapareça e seja substituído pela automação de processos. O professor da USP-Ribeirão considera isso um exagero.

Ele salienta que, realmente, uma mudança já está em curso e exigirá que o contador seja muito mais focado na tomada de decisões e esteja bem menos ocupado com trabalhos repetitivos, que passarão a ser feitos por máquinas.

“Penso que a profissão tenderá a se valorizar ainda mais com o avanço da tecnologia. Teremos um profissional muito mais dedicado a planejamentos estratégicos, que atue muito mais como consultor, como gestor de negócios”, comenta Botelho.

Paulo Alencar Lapini, coordenador do Curso de Ciências Contábeis