A XII Jornada do PPGE/Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação), voltada para a divulgação de trabalhos científicos e inovações na área, trouxe, pela primeira vez, o Intergrupos de Pesquisa. A atividade fez parte da segunda edição do Diálogos – Encontro Científico, que movimentou a Unidade II/Campus do Centro Universitário Moura Lacerda em 21 de outubro. No mesmo dia, aconteceram o XV Simpósio Científico da Pós-Graduação e oIII Simpósio de Extensão Universitária.

A programação da Jornada foi aberta, oficialmente, no dia 20, na Unidade I/Sede. Na ocasião, alunos e educadores do Moura Lacerda assistiram a uma palestra do professor Ricardo Ribeiro, da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (Universidade Estadual Paulista), de Araraquara. Ele abordou “As políticas educacionais atuais e o futuro da gestão escolar”. “É um tema muito atual e pertinente ao contexto político, econômico e social que o país está passando. Durante a atividade, conseguimos responder diversas questões a respeito do nosso papel de educadores”, destacou Rosilene Oliveira, coordenadora do PPGE/Mestrado.

Apresentação dos trabalhos

No dia seguinte, no Campus, foram realizadas as exposições dos trabalhos e as reuniões do 1º Intergrupos de Pesquisa. Neste, os docentes foram divididos entre Linha 1 e 2. O primeiro grupo apresentou pesquisas relacionadas com currículo, cultura e práticas escolares, enquanto o segundo discutiu sobre constituição do sujeito no contexto escolar. “O evento deste ano superou todas as expectativas. O Intergrupos foi uma ação muito positiva, na qual os estudantes do PPGE/Mestrado puderam conhecer um pouco do trabalho realizado pelos professores. Pretendemos manter esse formato nas próximas edições”, afirmou Rosilene Oliveira.

A XII Jornada do PPGE/Mestrado contou com convidados de outras cidades e instituições, como Ana Paula de Freitas, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco, de Itatiba (SP). Ela participou do Intergrupos, apresentando o grupo de pesquisa “Condições de possibilidades de aprendizagem do aluno com deficiência”, juntamente com Evani Andreatta Amaral Camargo, docente do Mestrado em Educação do Moura Lacerda, e professora Maria Inês Monteiro, da Universidade Metodista de Piracicaba.

“O evento é interessante não só para expor o nosso trabalho, mas para trocar conhecimento com outros pesquisadores, ver o que estão fazendo na área e partilhar ideias. Foi ótimo”, disse Ana Paula. Evani, que também atua como pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas, elogiou a iniciativa. “A experiência foi excelente. É quando temos a troca do que o mestrado vem representando. Apresentar e debater o assunto da pesquisa com professores e convidados é um privilégio”, concluiu.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos:(16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Mariana Pacheco (16 – 98169-6757), Victoria Benedini(16 – 999761-2023) e Fernando Bueno (16 – 99131-5326)

E-mails: mariana.pacheco@milagredoverbo.com.br, victoria.benedini@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br –Instagram: @milagredoverbo