O NUACE tem por objetivo estudar, orientar e propor ações que promovam a acessibilidade abrangendo soluções arquitetônicas, de comunicação, tecnológicas, atitudinais, aprendizagem e instrumental como política de garantia do processo de inclusão, acesso e permanência das pessoas com deficiência e/ou necessidades especificas, no Centro Universitário Moura Lacerda.

O NUACE deve garantir também o atendimento ao estudante com limitações, superdotação/altas habilidades e com Transtorno do Espectro Autista, prevendo o desenvolvimento de ações voltadas para o acesso, para a permanência e para qualidade do ensino oferecidos aos estudantes matriculados na Instituição e aos seus colaboradores, como também capacitar e orientar docentes para o trabalho com os mesmos.

Assim, compete ao NUACE:

  • Orientar quanto aos imperativos relativos a acessibilidade e inclusão na IES de acordo com as leis vigentes;
  • Fortalecer a garantia do acesso, bem-estar, conforto, aprendizado, livre circulação e permanência de pessoas com deficiência nas dependências da IES;
  • Propor soluções adequadas às dificuldades que surgirem em relação à acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência, nas dependências da IES;
  • Identificar as necessidades de formação ou qualificação de recursos físicos e humanos, sugerindo e propondo aquisição e adaptação de mobiliário e material didático pedagógico para acessibilidade, de acordo com as leis vigentes;
  •  Promover e apoiar campanhas educativas e de mobilização, com vistas ao rompimento das barreiras atitudinais relacionadas ao processo de inclusão e permanência das pessoas com deficiência na IES;
  • Auxiliar na redução de barreiras estruturais, atitudinais, programáticas, pedagógicas e de comunicações, de acordo com as normas da ABNT e orientações legais previstas de ordem federal;
  • Sugerir e fomentar a aquisição de tecnologia assistiva e comunicação alternativa quando necessário;
  • Apoiar a comunidade de pessoas com deficiência nas demandas relacionadas ao processo educativo inclusivo, bem como nas atividades laborais, seja na modalidade presencial e/ou Ead;
  • Orientar, sempre que solicitado, questões relacionadas a acessibilidade em eventos promovidos pelo centro Universitário;