Segundo a coordenadora da A2ML, Marisa Heredia, a sustentabilidade inicia-se pela integração dos cursos e com os setores administrativos. “Alunos, docentes e colaboradores têm participação ativa em toda a dinâmica dos processos”, explica.
Ao longo do ano, várias atividades compreendem a Agenda do Moura Lacerda:
Apoio ao Concurso Ambiarte
O Centro Universitário apoiou o 4º Concurso de Desenho e Frases – Ambiarte – realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo (CBH – Pardo) – voltado ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio, das redes municipais, estadual e particular, dos 27 municípios que compõe a Bacia do Pardo, tendo como temática “Água e Energia”. Os 12 trabalhos vencedores constituíram o calendário 2015 do CBH – Pardo.
Condema e CBH – Pardo
O Moura Lacerda, representado pela professora Marisa Heredia, tem importante participação no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), com atuações na Câmara Técnica de Educação Ambiental e na Câmara Técnica de Política e Gestão Ambiental, e em comissões especiais. A profissional integra, ainda, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, a Câmara Técnica de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos e é, atualmente, Secretária da Câmara Técnica da Agenda 21 e Educação Ambiental.
Compostagem
Em fase de implantação, o projeto de Compostagem – desenvolvido pelo curso de Agronomia, com o apoio da graduação de Publicidade e Propaganda e da coordenação de Comunicação da Instituição – é baseado no conceito de responsabilidade compartilhada. A atividade atenderá ao processo de reciclagem dos resíduos orgânicos das cantinas e de restos de podas de árvores do Moura Lacerda. Visa também a produção de adubo e a orientação à comunidade de como fazê-lo e a redução do lixo que é gerado. O material produzido será utilizado no paisagismo da Unidade II/Campus e para fins de doação.
Coautoria em livro
A professora Marisa Heredia escreveu uns dos artigos para a obra “Educação Ambiental – formação continuada de multiplicadores, bacia hidrográfica e a qualidade da água como temas geradores: resgate histórico”, lançado em 19 de novembro de 2014, pela editora RIMA. O título “O processo participativo da questão ambiental: o caso da microbacia do córrego das Palmeiras – Ribeirão Preto (SP)”, aborda a importância das relações interinstitucionais no êxito de projetos em educação ambiental e salienta a informação como fator determinante na construção da consciência ambiental.
Restauração de paisagismo
Atualmente, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Agronomia trabalham uma proposta de restauração do paisagismo na Unidade II/Campus. A ação, abrangente e integradora, atende a diferentes necessidades como sombreamento; conforto térmico; bem estar e convivência dos alunos, beleza cênica, pouso e alimentação para aves; retenção de escoamento hídrico etc.