Curador e editor Eder Ribeiro coordenará trabalho de grupo de interessados nesta 7ª edição do Projeto Encontros Plures

Acontece hoje (21/08), das 19h30 às 21h30, na Casa da Memória Italiana (rua Tibiriçá, 776 – Centro), em Ribeirão Preto (SP), a segunda reunião do Grupo de Estudos para a produção de fotolivros na cidade. A atividade, coordenada pelo curador e editor Eder Ribeiro, faz parte do Projeto Encontros Plures Moura Lacerda, que chega a sua 7ª edição neste mês de agosto.

            De acordo com Ribeiro, na produção dos fotolivros, os materiais de impressão e o suporte são definidos pelo eixo principal do trabalho. A primeira reunião aconteceu em 25 de julho, no Centro de Arte Contemporânea W, no Alto da Boa Vista. Ele acredita que o público do Grupo de Estudos será heterogêneo, não apenas de pessoas ligadas às artes, em geral, ou à fotografia, em particular.

Encontros Plures

            O Projeto Encontros Plures é uma iniciativa institucional alinhada com a missão do Centro Universitário Moura Lacerda, que objetiva fomentar ações educativas, culturais e artísticas na cidade e na região por meio do diálogo, da troca de experiências, do despertar da sensibilidade e da reflexão crítica.

Eder Ribeiro

Eder Ribeiro

            O editor e curador Eder Ribeiro possui Mestrado em Arquitetura pela Ecole National Superièure d’Architecture Paris Malaquais e em Artes Visuais/Fotografia pela Université Paris 8. Seus eixos principais de pesquisa são as fotografias vernacular/anônima e contemporânea.

            Ele já colaborou com as galerias Le Douches la Galerie, de Paris, na França, e RocioSantaCruz, em Barcelona, na Espanha, com a Abact (Associação Brasileira de Arte Contemporânea) e com a feira de publicações ArtsLibris, também em Barcelona.

Casa da Memória Italiana

            O Instituto Casa da Memória Italiana é uma entidade privada, sem fins lucrativos, fundada em 2013, para a promoção e a preservação da história da imigração italiana na região de Ribeirão Preto, por meio da realização de atividades museológicas nos espaços da Casa sede.

            Em setembro de 2014, o imóvel da rua Tibiriçá, 776, no Centro da cidade, foi doado pela família Biagi ao Instituto Casa da Memória Italiana, instituição fundada com objetivo de levar adiante o projeto de implantação do Museu.

            Entre 2014 a 2016, foram realizados levantamento do acervo, pesquisa sobre a edificação e os moradores, visitas-guiadas, exposição de arte contemporânea, oficinas e Concerto de Natal. O instituto prioriza ações de preservação e difusão da memória italiana e da edificação e todo seu acervo.

Milagre do Verbo Comunicação e Marketing Digital

Fones corporativos: (16) 3446-5717    |    3329-7998    |    9-9626-5055

Atendimento: Patricia Moura (16) 9-9112-2018 e Fernando Bueno (16) 9-9131-5326

E-mails: patrícia.moura@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Instagram: @milagredoverbo