Número de créditos: 4

Carga horária: 60

Ementa:
Aspectos legais. O movimento de inclusão escolar. As pessoas com necessidades educacionais especiais.

Objetivos:

Bibliografia:
BRASIL/MEC/SEESP Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da inclusão, 2007.

ARANHA, M. S. F. Paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com deficiência. Revista do Ministério Público do Trabalho, Ano XI, nº. 21, março, 2001, p. 160-173.

MENDES, Enicéia G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, set./dez. 2006.

DIAS, T. R. S. O processo de educação inclusiva dos surdos e a perspectiva multicultural crítica. In: MENDES, E. G. e ALMEIDA, A. A. (Orgs.). Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. Araraquara: Junqueira&Marin, 2010, p. 279-290.

MIRANDA, Cleusa Regina Secco; MARQUEZINE, Maria Cristina. Os saberes da escola sobre inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. Revista Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 119-129, jan./abr. 2011.

ALMEIDA, M. A. Apresentação e análise das definições de deficiência mental propostas pela AAMR – Associação Americana de Retardo Mental de 1908 a 2002. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 16, p. 33-48, jun, 2004.

PLINSKI, Rejane Regina Koltz. O Currículo e a Educação de Surdos. RVCSD – Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade. Petrópolis/RJ, Editora ARARA AZUL Ltda, março, 2011 Disponível em: http://editora-arara-azul.com.br/novoeaa/revista/?p=470 Acesso em: 2012

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. Disponível em: http://ccs.ufpel.edu.br/wp/…/a-producao-social-da-identidade-e-da-diferenca.pdf. Acesso em: Julho de 2012.

Áreas de pesquisa: