Profissionais e estudantes compartilharam experiências em renomado congresso na Europa

Durante os últimos meses de junho, julho e agosto, alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado do Centro Universitário Moura Lacerda participaram de palestras e congressos dentro e fora do país.

De 26 a 29 de julho de 2015, alguns discentes e docentes compareceram ao 8th Inclusive and Supportive Education Congress – Equityand Inclusion in Education – ISEC 2015 e IV Congresso Internacional da Pró-Inclusão, ambos em Lisboa, Portugal. Os eventos foram organizados pelo Centro de Formação Pró-Inclusão Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (Portugal) e National Association for Special Educational Needs (NASEN – Reino Unido). A Professora Doutora Evani Andreatta Amaral Camargo, do PPGE – Programa de Pós Graduação em Educação- Mestrado, apresentou o tema “Reflexões sobre Práticas de Ensino e Inclusão”, em coautoria com as professoras doutoras, Maria Inês Bacellar Monteiro (Unimep) e Ana Paula de Freitas (USF). O trabalho é vinculado ao projeto de pesquisa interinstitucional das autoras.

Na ocasião, a Pós-doutoranda do PPGE – Mestrado, Gláucia Uliana Pinto, apresentou o trabalho “Estudos de Conceitos e Dificuldades de Aprendizagem”, desenvolvido com a bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Capes, de pós-doutorado do Moura Lacerda, sob supervisão de Evani Camargo. O aluno de mestrado, Rodrigo Barbuio, expôs em forma de pôster, o trabalho “Educação Física, Deficiência e Inclusão Escolar”, referente à sua dissertação de mestrado em andamento, em coautoria com a Professora Doutora Ana Paula de Freitas, ex-docente do PPGE – Mestrado, do Moura Lacerda.

De 30 de julho a 5 de agosto, a Professora Doutora Evani Andreatta Amaral Camargo, visitou a Universidade de Barcelona para discussões com o Professor Doutor Efrain Foglia sobre o “Kit Facilita”. O projeto pretende criar uma interface computacional para a inclusão social, vinculado ao Grupo GIIP – Grupo Internacional e Interistitucional de Pesquisa em Convergências entre Arte e Ciência e Tecnologia, do qual Evani faz parte como consultora, e a instituição de ensino desenvolve a tecnologia. A coordenação do Grupo GIIP é da Professora Doutora Rosangela da Silva Leote (Unesp – SP).

No país, a coordenadora do Mestrado em Educação, Professora Doutora Natalina Aparecida Laguna Sicca, proferiu a palestra “Formação de Professores e o Desenvolvimento do Currículo Escolar”, no dia 2 de junho, durante o I Seminário Institucional do PIBID da Usp de Ribeirão Preto (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da FFCLRP). Estiveram presentes docentes de diferentes departamentos, professores da rede estadual de ensino, participantes do PIBID e alunos de licenciaturas.

Em 4 de julho de 2015, Natalina Aparecida Laguna Sicca também compareceu ao VII Encontro de formação continuada de professores de Ciências na Faculdade de Educação da Unicamp, na mesa-redonda “O ensino de Ciências e Matemática e a formação de professores para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental”, com a Professora Doutora Carmen Lúcia Brancaglion Passos (Universidade Federal de São Carlos). Acompanharam o evento docentes da educação básica, alunos das licenciaturas e pós-graduandos em educação de diferentes programas de mestrado e doutorado. A aluna Lívia Carvalho da Costa, do PPGE – Programa de Pós Graduação em Educação do Moura Lacerda apresentou o trabalho “A produção de vídeos pelos alunos do ensino médio no estudo dos transgênicos”.

 

Para saber mais, acesse www.mouralacerda.edu.br

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Felipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br