Estudantes do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Moura Lacerda fizeram uma visita técnica à Neomix Concreto, em Cravinhos (SP). Durante a atividade, eles viram como são aplicados conceitos e teorias estudados em sala de aula, conheceram a Central de Produção, que produz diversos tipos de concreto, e se informaram sobre o que fazem os técnicos e engenheiros que trabalham no local. O encontro, realizado no início de junho, foi acompanhado por Marcelo Villela, coordenador da graduação; José Roberto Romero, diretor Superintendente da empresa; Cléber Dimas, técnico Laboratorista; Gabriela Amoroso, estagiária; e José Mário Zanato, engenheiro Civil responsável.

Os alunos conferiram os equipamentos utilizados no processo de produção de concreto, como silos, correias carregadoras e caminhões betoneiras, as instalações de tratamento de água e o laboratório de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação). Além disso, o grupo ouviu dicas sobre questões de sustentabilidade e gestão de custos. Para encerrar a atividade, Romero preparou uma palestra para ilustrar os procedimentos realizados pela empresa, desde a matéria-prima até o final.

André Luiz Miranda, do 5º período, estava atento às explicações e registrou diversas imagens pelo celular. “Achei uma visita bastante esclarecida. O que mais chamou minha atenção foi a modernidade dos equipamentos, que fazem a diferença na qualidade final. Fiz as fotos pensando em usá-las em um trabalho futuro. Serão ótimas para uma apresentação”, ressaltou. Marco Antonio Lopes, do 6º período, também gostou da experiência. “Não dá para desperdiçar essas oportunidades, pois tudo é acréscimo na aprendizagem. Por mais que eu pretenda atuar em outros setores da Engenharia, é bom ter esse contato, pois em determinado momento poderei usar o conhecimento”, afirmou.

Formação continuada

José Roberto Romero também apresentou aos participantes a Unineo – Unidade de Pesquisas Tecnológicas Neomix. De acordo com o diretor, o programa funciona como uma extensão da universidade e proporciona ao aluno condições para uma formação continuada. “O objetivo é oferecer para as instituições de ensino superior apoio didático-pedagógico e documental. Disponibilizamos ao estudante nosso espaço, biblioteca e laboratórios, para que desenvolva, durante seis meses, suas pesquisas”, explicou. A participação no projeto é gratuita. Um convênio deve ser firmado com o Moura Lacerda, no próximo semestre.

Segundo Romero, é um orgulho abrir as portas da empresa para os futuros profissionais. “Particularmente, sei o quanto são importantes essas experiências práticas e como elas ajudam no desenvolvimento da aprendizagem”, disse. O engenheiro, formado pelo Centro Universitário Moura Lacerda, também ressaltou a importância de sempre enriquecer o currículo. “Quando você faz uma graduação, iguala-se a muitas pessoas. Por isso, é preciso ir além e fazer extensão, especialização, pós ou minicursos. É um diferencial que o fará sobressair-se no mercado. É essencial, também, manter um trabalho de qualidade, porque o nome pesa muito no mundo corporativo”, concluiu.

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa.