Trabalho de Alexandre Sequeira, “A Constelação de Tião” reconstrói e reconta vida de morro carioca por meio de fotos feitas entre 1960 e 1980

 

Artista visual, mestre em Arte e Tecnologia e professor do Instituto de Ciências da Arte da UFPa (Universidade Federal do Pará), Alexandre Sequeira estará, em Ribeirão Preto (SP), no dia 27 deste mês, para uma palestra sobre o processo criativo de uma de suas últimas obras: “A Constelação de Tião – Uma experiência de democratização de imagens e construção de pertencimento”. Tião é Sebastião Pires de Oliveira, retratista morto em 2015 que deixou grande produção fotográfica, feita entre as décadas de 1960 e 1980, que mostra intensa e animada vida social no Morro da Providência, na região central do Rio de Janeiro (RJ).

Os trabalhos do paraense Sequeira são sempre processos de encontro e convivência que costumam ter, na fotografia, uma potente mediação. “A Constelação de Tião”, que é de 2016, por exemplo, nasceu após chegarem a suas mãos, depois de serem entregues ao MAR (Museu de Arte do Rio de Janeiro), uma mala e algumas sacolas com documentos pessoais, ampliações fotográficas, negativos em cor e preto e branco e quase 200 monóculos fotográficos com imagens de casamentos, batizados, aniversários, reuniões informais, Carnaval, etc. Tudo feito pelo retratista social a partir da demanda da comunidade.

Monóculo fotográfico é um objeto de plástico cônico, com uma lente de aumento para visualização em uma das pontas e uma foto na outra. Na era das imagens analógicas, era usado como souvenir de viagens de turismo, recordações de quermesses e visitas a templos religiosos, para fotos de família, em circos, etc.

 

Trabalho de reconstruir e recontar

Ao analisar o material, a pedido do MAR, Sequeira se inquietou. Quem solicitou o trabalho de Tião chegou a ver o resultado final? Ficou com alguma cópia? Para resgatar a história daquelas pessoas da Providência, ele subiu o morro. Como Tião deixou a fotografia como ofício principal em meados de 1980, um hiato de quase 40 anos, a tarefa foi dura. Muitos dos retratados já haviam falecido e a geração mais nova nem sequer tinha ouvido falar de Tião, quanto mais de seu papel de fotógrafo do lugar.

Mas ele encontrou alguns moradores, entre eles dona Luiza e dona Ondina, que conheceram Tião e foram fotografadas por ele. Ouviu as histórias delas e de tantos outros habitantes puxando este fio da meada da memória das duas e refez imagens e percursos feitos antes de 1960 a 1980. Todo o processo criativo, histórias mais representativas, a reconstrução e a “recontação” das histórias destas pessoas é que chegarão ao público de Ribeirão Preto no final do mês.

A palestra de Alexandre Sequeira será gratuita e acontecerá na Casa da Memória Italiana (rua Tibiriçá, 776 – Centro), às 19h30. O evento lançará o Projeto Encontro Plures Moura Lacerda, iniciativa institucional alinhada com a Missão do Centro Universitário Moura Lacerda e que objetiva fomentar ações educativas, culturais e artísticas em Ribeirão Preto e na região. Os interessados deverão se cadastrar na plataforma digital EventBrite (https://www.eventbrite.com.br/e/a-constelacao-de-tiao-palestra-com-alexandre-sequeira-tickets-58446057732). As vagas são limitadas.

 

Alexandre Sequeira

Alexandre Sequeira participou de diversas exposições e festivais no Brasil e exterior, como “Une certaine amazonie”, em Paris (França), Bienal Internacional de Fotografia de Liège, na Bélgica, Exposição no Centro Cultural Engramme, em Quebec, no Canadá, Festival de Fotografia de Recife 2010 (PE) e Projeto Portfólio no Itaú Cultural, em São Paulo, etc.

Entre seus trabalhos estão “Apenas uma questão de tempo” (2008), “Cerco à memória” (2008), “Entre Lapinha da Serra e o Mata Capim” (2010), “Sob o céu de Pedra Azul” (2015) e “Eu Sonho em Tiradentes” (2016) e as séries “Identidade Calcinada” (2003), “Nazaré do Mocajuba” (2005), “Espaços do Afeto” (2006), “Meu mundo Teu” (2007) e “Somos Todos Um” (2015).

 

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3446-5717    |    3329-7998    |    9-9626-5055
Atendimento: Patricia Moura (16) 9-9112-2018 e Fernando Bueno (16) 9-9131-5326
E-mails: patricia.moura@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo
Site: www.milagredoverbo.com.br – Instagram: @milagredoverbo