moura-lacerda_visita-engenharia-civil-usina-hidreletrica-jaguari-1

O Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Moura Lacerda promoveu, no início de outubro, uma visita técnica à Usina Hidrelétrica de Jaguari, localizada entre os municípios de Jacareí e São José dos Campos (SP). Acompanhados pelos professores da graduação Creso de Franco Peixoto e Matheus Francisco da Silva, os alunos foram divididos em dois grupos e conheceram o local nos períodos da manhã e da tarde. Além de percorrerem por diversas instalações da empresa, os estudantes também assistiram a uma palestra ministrada pelo técnico da Cesp (Companhia Energética do Estado de São Paulo) Ariovaldo Araújo.

moura-lacerda_visita-engenharia-civil-usina-hidreletrica-jaguari-2

A programação começou com uma abordagem, conduzida por Peixoto, sobre os elementos externos do prédio. Em seguida, os alunos vestiram EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) e conheceram os níveis elétrico, mecânico e hidráulico da casa de força. Nesta etapa, eles contaram com o auxílio do engenheiro da Cesp Marco Antônio Resende da Silva, que expôs informações sobre o sistema, bem como sobre o painel de operações. Os visitantes também puderam observar o alto grau de informatização instalado na usina, que visa minimizar custos operacionais e permitir controles e medidas à distância, garantindo eficiência e segurança.

moura-lacerda_visita-engenharia-civil-usina-hidreletrica-jaguari-4

Barragens

Em função do rompimento das barragens do município de Mariana (MG), em 2015, a visita abordou os distintos problemas de Engenharia Civil nesta área. O acidente, que gerou elevado impacto humano e ambiental, foi usado como exemplo de risco inadmissível de ruptura. “Os alunos acompanharam a medição de carga hidráulica diretamente no corpo da barragem com o uso de um equipamento chamado piezômetro. Os dados gerados a partir desse procedimento ajudam a evitar tensões excessivas da água que, por sua vez, podem comprometer a estabilidade de todo o sistema”, explicou Creso Peixoto.

moura-lacerda_visita-engenharia-civil-usina-hidreletrica-jaguari-5

 

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3941-6921   |   3443-3443   |   3236-6249   |   9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).

E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. – Snapchat: milagredoverbo