Com o objetivo de proporcionar o contato com a arte na Semana de Planejamento Docente, os professores do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), fizeram, em fevereiro, um tour pelo Instituto Casa da Memória Italiana, situado à rua Tibiriçá, 776, no Centro da cidade. Construído entre 1923 e 1925, o edifício possui uma vasta história. A visita foi guiada pela professora Alice Registro Fonseca, das disciplinas de Artes Visuais, na Educação Infantil, e Conteúdo e Metodologia do Ensino de Arte, no Curso de Pedagogia. Ela também é pesquisadora e responsável Técnica de Projetos Culturais e Educativos do instituto.

Segundo o coordenador do Curso de Pedagogia, Osvaldo Tadeu Lopes, o convite para o tour foi feito pela docente Alice Fonseca no final de 2017. “Essa visita está sendo uma experiência riquíssima para todos nós do Corpo Docente. Estão todos encantados com a herança história aqui presente”, afirmou. Para a professora Carla Damasceno, a ida a casa possibilitou uma futura excursão com os alunos, em disciplinas que estudem a história da cidade em sua grade. “Educadores trabalham as idas e vindas do tempo como base das disciplinas, pois para entender o presente, precisamos conhecer o passado. O contato direto com a cultura rica do instituto seria muito interessante e proveitoso para os nossos estudantes”, completa ela.

Instituto Casa da Memória Italiana

Entre 1923 e 1925, a fazendeira Joaquina Evarista Meirelles e seu filho Joaquim Machado de Souza, moradores e proprietários da Fazenda Santa Rita em Bonfim Paulista, assinaram a planta da Casa e investiram na sua construção. A residência foi morada do casal de imigrantes italianos Pedro Biagi e Eugenia Viel Biagi e seus filhos Elisa, Ida, Iris, Angela, Osônia, a partir de 1941. O Instituto Casa da Memória Italiana é uma entidade privada, sem fins lucrativos, fundada em 2013. Seu objetivo é promover e preservar a história da imigração italiana, com ênfase na região de Ribeirão Preto, por meio da realização de atividades museológicas especialmente voltadas para os espaços da sede.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Victoria Benedini (16 – 9-997612023) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: victoria.benedini@milagredoverbo.com.brfernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: victoria.mendes Instagram: @milagredoverbo