Em três dias de evento – de 30 de outubro a 1º de novembro –, a XVI Seagro (Semana Agronômica) do Centro Universitário Moura Lacerda conseguiu abordar uma diversidade de temas que foram desde conteúdos técnicos, como pecuária e controle biológico de pragas, até os mais abrangentes, como desafios da construção de uma carreira e empreendedorismo. Professores, zootecnistas, engenheiros agrônomos, empresários e outros formaram o grupo de palestrantes convidados. Dividida em dois módulos, a atividade teve programação nos períodos da manhã e da tarde.

Julia Carvalho Gomes, do 4º período, integrou a Comissão Organizadora do evento. Segundo ela, os assuntos foram elencados pelos próprios estudantes por meio de uma pesquisa promovida em sala de aula. “Essa consulta nos ajudou a alcançar nosso principal objetivo: preparar uma programação completa e rica em conteúdo”, disse. Daiana de Souza, do 2º período, elogiou a qualidade dos temas e o desempenho dos palestrantes. “A semana acadêmica nos dá a chance de expandir os conhecimentos e colabora para nossa visão do mercado de trabalho”, ressaltou.

A palestra “Pecuária – Margens Estreitas: Como aumentar o lucro com uma gestão eficiente?”, ministrada pelo zootecnista Paulo Rossi Junior, no último dia da atividade, foi destacada por João Victor Garnica, do 8º período. “Foi a primeira vez que a Seagro abordou esse tema. Achei muito interessante e bastante abrangente”, afirmou. Para elaborar sua apresentação, Rossi Junior teve o cuidado de “estudar” toda a programação da semana acadêmica. “Busquei fazer uma conexão com os assuntos abordados anteriormente para dar uma continuidade aos temas. Essa foi uma oportunidade de compartilhar meus conhecimentos, ajudar na formação dos futuros agrônomos e, quem sabe, despertar o interesse do aluno para uma área específica”, salientou.

Conteúdo diversificado

A professora doutora Claudia Mattiuz, do Departamento de Produção Vegetal da Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”), ligado à USP (Universidade de São Paulo), abriu o ciclo de palestras da XVI Seagro. Seu tema foi “Mercado de Paisagismo no Brasil”. O engenheiro agrônomo Roberto Ferraz Branco também se apresentou no primeiro dia do evento. Ele falou sobre “Olericultura Conservacionista”. À tarde, os participantes conheceram o processamento mínimo de Produtos Vegetais, com o engenheiro agrônomo Benhur Mattiuz, professor doutor da Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”). Depois, o engenheiro agrônomo Sandro Roberto Bracalião, pesquisador do IAC (Instituto Agronômico), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, falou sobre “Manejo e matéria orgânica para a cultura da cana sob diferentes condições edafoclimáticas”.

No segundo dia de atividades, Danielle Moro, antropóloga e empresária, dialogou sobre os desafios da construção da carreira, abordando as competências e o mercado de trabalho. “Inspeção em pulverizadores terrestres: Gotas que formam rios de produtividade” foi o tema da palestra do agrônomo Marco Antônio Vrech de Souza, da Sabri Sabedoria Agrícola. A engenheira agrônoma Terezinha Monteiro dos Santos Cividanes, pesquisadora da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, terminou o dia falando sobre “Ação de Coccinellidae no controle biológico de pragas”.

O também engenheiro agrônomo Juliano Deghaid, da GeoAgri – Tecnologia Agrícola, de Ribeirão Preto, iniciou o último dia da semana acadêmica com a palestra “Vants (Veículos Aéreos Não Tripulados) na Agricultura: Conceito e uso prático”. Para exemplificar, ele mostrou aos alunos equipamentos utilizados na empresa que atua. Marlon de Oliveira, da Banjo Liquid Handing Products, companhia de soluções fluídicas para indústrias agrícolas, com sede em Indiana, nos Estados Unidos, abordou o tema “Marketing Agrícola”. O biólogo Michael dos Santos Brito, pesquisador do IAC, finalizou a atividade falando sobre “Etanol de segunda geração”.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. Instagram: @milagredoverbo