Evento teve como tema “O Centenário Paulo Freire reafirmando as possibilidades de emancipação: a educação, a literatura e a arte”

O centenário do educador e filósofo Paulo Freire, patrono da educação brasileira e autor do livro Pedagogia do Oprimido, foi destaque da XXV Semana da Pedagogia do Centro Universitário Moura Lacerda, realizada de 13 a 15 de outubro. Como evento aberto ao público, as palestras ocorreram por meio da plataforma Teams e contaram com a participação de professores convidados, ex-alunos e estudantes do Curso de Letras do Moura Lacerda e do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), campus de Sertãozinho.

Segundo Osvaldo Tadeu Lopes, coordenador dos cursos de Letras e Pedagogia do Moura Lacerda, além de celebrar o trabalho de um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, a semana também teve como objetivo discutir o processo de emancipação da educação, da literatura e da arte assim como Paulo Freire propõe em seus pensamentos e em suas obras. “Entendemos que essa libertação deve ser fundamentada e articulada com as necessidades da escola, por meio de uma educação comprometida”, disse Lopes.

Temáticas diversas

A última palestra da XXV Semana da Pedagogia, intitulada “Diálogos Interdisciplinares & Performance Musical – As experiências ‘Caminhos Sonoros’ e ‘UnesPiano Rede Colaborativa’ em Escolas do Ensino Fundamental”, foi ministrada pela professora doutora Anna Claudia Agazzi, musicista e pianista internacional que, como docente da Unesp (Universidade Estadual Paulista), desenvolveu um trabalho de extensão com foco na sensibilização musical de alunos da rede pública. Durante sua apresentação, ela relatou as práticas e vivências do projeto.

Os universitários também participaram de palestras com os temas “(Im)possibilidade de trabalho com leitura de literatura na educação básica: equívocos, discurso e compreensão”, com o professor doutor Jacob Biziak, do Instituto Federal do Paraná, e “Um percurso biográfico pela obra de Paulo Freire”, com o professor doutor Sérgio Fonseca, da USP (Universidade de São Paulo). Todas as exposições foram mediadas por educadores do Moura Lacerda.

MDOV Comunicação e MKT Digital
Atendimentos: Lívia Macario (16) 9-9383-1450   e   Fernando Bueno  (16) 9-9131-5326
E-mails: redacao2@milagredoverbo.com.br e   fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Site: www.milagredoverbo.com.br |  Facebook: milagredoverbocomunicacao
Twitter: @milagredoverbo    |    Instagram: @milagredoverbo