Mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Centro Universitário Moura Lacerda, recomendado pela CAPES desde 2004, oferece o Mestrado em Educação (Stricto Sensu), tendo como objetivo proporcionar a construção de conhecimento e a formação de professores-pesquisadores, aptos a desempenhar as funções da docência e pesquisa na área da educação escolar, a partir de uma visão crítica do contexto histórico, político e sócio-cultural. Assim, responsabiliza-se pela pesquisa no campo da Educação Escolar, propondo novas olhares para a educação brasileira. Desenvolve suas ações interagindo com as Coordenadoria de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu, promovendo eventos acadêmicos e grupos de discussão junto à comunidade acadêmica e público em geral. Organiza suas pesquisas, discussões e produções a partir de duas linhas de pesquisa:

Linha 1: Currículo, Cultura e Práticas Escolares

Investiga o currículo, entendendo-o como uma articulação entre a prática escolar e o mundo da cultura. Tem como eixos temáticos: políticas e práticas curriculares; história da educação e do currículo; pensamento educacional; políticas públicas e educacionais; formação de professores; ensino de ciências; tecnologias na educação; gestão escolar.

Linha 2: Constituição do sujeito no contexto escolar

investiga a constituição do sujeito imerso nas políticas e práticas escolares, considerando seus aspectos psicossociais, históricos e culturais. Abrange os estudos e as pesquisas de práticas e formação docentes, em suas articulações com diferentes teorias. Tem como eixos temáticos: aquisição do conhecimento escolar, linguagem e relações interpessoais no contexto escolar, cultura na escola e a constituição do sujeito, questões de gênero e deficiências no contexto escolar.

 

Coordenação: Profa. Dra. Rosilene Batista de Oliveira

e-mail: rosilene.oliveira@mouralacerda.edu.br

 

Vice-coordenação: Profa. Dra. Evani Andreatta Amaral Camargo

e-mail: evani.andreatta@mouralacerda.edu.br