O evento contou com uma intensa programação na Instituição, além de visitas a espaços históricos da cidade e da região

O Centro Universitário Moura Lacerda realizou de 17 a 20 de março a Semana de Arquitetura e Urbanismo. O tema do encontro foi “Patrimônio arquitetônico, urbano e ambiental”. O evento contou com uma extensa programação que envolveu palestras, visitas, debates, workshops, seminários e intervenções urbanas, elaborada especialmente para os alunos da graduação.

A semana foi organizada pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), por professores e também pelos discentes do curso. No primeiro dia (17/3) os estudantes participaram de uma visita técnica por diversos prédios considerados Patrimônio Histórico.

Segundo a professora Rita Fantini, a tarefa fez parte de um workshop de fotografia que teve como objetivo mostrar os espaços de fora para dentro. “Visitamos construções onde as pessoas geralmente não entram. Algumas, porque estão fechadas como, por exemplo, o Palacete Jorge Lobato e outras, como o Centro Cultural Palace que pouca gente tem curiosidade de conhecer”. Rita comenta que os alunos puderam percorrer também a Biblioteca Altino Arantes – um antigo palacete do período do café – e o edifício Antonio Diederichsen – que ainda possui as mesmas atividades desde quando foi construído, em 1930. “O intuito foi o de vermos, com detalhes, todos os edifícios que fazem parte da história de Ribeirão Preto, o que provocou nos alunos um contato mais direto com o Patrimônio Histórico”, explica.

Os estudantes também estiveram no Museu Casa de Portinari, em Brodowski, no Engenho Central, em Pontal, no distrito de Bonfim Paulista e a na Mata de Santa Teresa.

“Foram dias muito importantes pois observamos detalhes que passam despercebidos em nosso dia a dia. Vivenciamos tudo com um olhar mais crítico. Entre os lugares que passamos o que me chamou mais a atenção foi o Palacete Jorge Lobato”, comenta Gabriel Aukar, que cursa o sétimo semestre de Arquitetura e Urbanismo.

Foram inclusas no programa palestras como a do professor doutor pela Unicamp, Marcos Tognon, graduado em Arquitetura e Urbanismo na Instituição em 1988 e que abordou o tema “Pesquisas e Restauro do Patrimônio Arquitetônico Brasileiro”. “Inventário do Patrimônio Municipal” foi o assunto da palestra apresentada por Adriana Silva, jornalista e presidente do Instituto Paulista Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC). Já a professora doutora Lilian de Oliveira Rosa falou sobre o Patrimônio Imaterial. Outro destaque foi o tema “Patrimônio Residencial – Casa Históricas” ministrada pela arquiteta Ana Carolina Gleria e que foi seguida pela explanação do professor Henrique Vichinewiski que deu enfoque ao assunto “Patrimônio Industrial”.

Os alunos também tiveram contato com o projeto de restauração do Solar Villa Lobos – conhecido como Casarão da Caramuru e que fica em Ribeirão Preto na avenida Caramuru – e está sendo desenvolvido pelo arquiteto e professor mestre Cesar Shundi Iwamizu, sócio do escritório SIAA de São Paulo, que e ganhou os concursos dos projetos do Solar Vila Lobos (Casa da Caramuru) e também para o novo edifício do SESC Ribeirão Preto, que foram apresentados durante a sua explanação.

“A realização da Semana é muito produtiva e interessante porque temos contato com a prática da profissão. As palestras foram muito informativas e com assuntos variados. Descobrimos um mundo que não temos convivência. Sobre o tema Patrimônio Histórico achei bem assertiva a escolha pois é algo que o Brasil não se incentiva e deve ser discutido, principalmente, com os estudantes de Arquitetura e Urbanismo pois iremos atuar também com o segmento”, analisa Gabriela Mason Benatti, do nono semestre da graduação.

Para o coordenador da graduação, André Luís Avezum, a Semana foi uma atividade acadêmica voltada a todos os estudantes e à comunidade. “O evento teve como objetivo abordar assuntos atuais relacionados ao universo da arquitetura e do urbanismo. Conseguimos atingir o nosso propósito de conceituar o tema patrimônio arquitetônico, urbano e ambiental, relacionando-o às necessidades e aos problemas atuais de Ribeirão Preto e também despertamos nos alunos o interesse pelo assunto”, conclui.

 

Para saber mais acesse www.mouralacerda.edu.br

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Felipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br