Estudantes conheceram a estrutura, os processos e as etapas de uma das unidades responsáveis pela destinação final do esgoto doméstico da cidade

Os alunos do curso de Pós-graduação em Engenharia Ambiental do Centro Universitário Moura Lacerda conheceram, no dia 29 de agosto (sábado), a Estação de Tratamento de Esgoto de Ribeirão Preto, administrada pela Ambient Serviços Ambientais, na zona Norte da cidade.

Os estudantes foram acompanhados pelo Professor Moacir Messias de Araújo Júnior, que ministra a disciplina Projeto de Tratamento de Água e Esgoto. Durante a visita, os discentes foram guiados pela engenheira química da Estação, Thaís de Souza Minati, que descreveu e apresentou todos os processos e etapas do tratamento de esgoto doméstico do município.

“Ribeirão Preto tem 98% de todo o seu esgoto tratado. A cidade conta com duas estações de tratamentos: a Ribeirão Preto e a Caiçara. Juntas, processam 49.872.631 metros cúbicos por ano”, explica Thaís.

Para o aluno César Danezi, a experiência foi fundamental. “Conhecemos vários projetos de estações de tratamento de esgoto em sala de aula, com conteúdo teórico que envolve alguns cálculos. Com a visita técnica, visualizamos o funcionamento de uma unidade”, comentou.

“É importante realizar atividades práticas com os discentes. Alguns nunca tiveram a oportunidade de desvendar uma Estação de Tratamento de Água e Esgoto. O contato com as operações facilita a assimilação do conteúdo abordado”, conclui o Professor Moacir Messias de Araújo Júnior.

 

Para saber mais, acesse www.mouralacerda.edu.br

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Felipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br