Evento contou com uma vasta programação e aconteceu de 24 a 28 de agosto nos períodos da manhã e da noite

O curso de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda, coordenado pela Professora Carolina Assed, realizou, de 24 a 28 de agosto, no Auditório Ilka de Moura Lacerda, na Unidade I/Sede, nos períodos diurno e noturno, a XII Semana Jurídica. O evento contou com uma diversificada programação para os alunos e docentes da graduação.

No primeiro dia do encontro (24/08), no período da manhã, houve a palestra “O Agravamento da crise sistêmica que está se disseminando sobre a economia brasileira e quais os impactos para as empresas brasileiras”, abordada pelo Doutor em Direito, Paulo Roberto Colombo Arnoldi. “Crise econômica e seus reflexos no comportamento consumista das pessoas” foi ministrada pelo economista Edgard Merlo.

Durante a noite, o Professor Doutor em Direito Administrativo, Gustavo Assed Ferreira, expôs sobre “A relevância do Direito nos desafios do desenvolvimento brasileiro”. Na sequência, o advogado e mestre em Direito, Hilário Bocchi Júnior, explicou sobre “Os Novos Benefícios da Previdência Social”.
Na terça-feira (25/08), o filme “Quebrando o Tabu” (2011) foi exibido para os alunos. Posteriormente, os estudantes e professores debateram sobre a temática do vídeo, que problematiza a descriminação das drogas.

No período noturno, “As novas regras da terceirização trabalhista”,instituíram a pauta da palestra de Victor Hugo de Almeida, Professor Doutor de Direito do Trabalho. O advogado cubano e representante da ONBC – Organização Nacional dos Advogados de Cuba, Dr. Rolando Balmaseda, falou sobre “O sistema judiciário e os Direitos Humanos em Cuba”.

Na manhã de 25 de agosto (quarta-feira), os discentes deram início aos seminários que se estenderam até a sexta-feira (28/08), sobre diversos tópicos, entre eles: A função social do contrato, As cláusulas exorbitantes e seus efeitos nos contratos administrativos, A teoria das janelas quebradas e a política de tolerância zero, Contrato de namoro, A mulher no sistema prisional brasileiro, Princípios processuais à luz do novo código civil, Crimes sexuais e a luta das mulheres pela igualdade de gêneros, Da política de combate às discussões mundiais sobre descriminação das drogas, Mediação no novo CPC, A revista íntima e pessoal no ambiente de trabalho x a dignidade da pessoa humana, A questão da imunidade dos templos religiosos aplicadas à Casa Maçônica, Delação premiada, Liberdade de Expressão x Liberdade Religiosa, Limites à disposição do próprio corpo, de acordo com o Código Civil, A personalidade forma e a personalidade material do nascituro, Ações afirmativas, Aspectos contraversos da inclusão da parte geral do novo CPC, Do negócio jurídico processual no novo CPC e O cadastro positivo de consumidores.

À noite, a Doutora em Estudos Literários, Marisa Giannecchini, abordou a questão “A pólis grega: o Direito em cena”, que englobou a arte e o direito. Em seguida, “Israel: Direitos e Dilemas” foi o assunto do ex-aluno de Relações Internacionais do Moura Lacerda, Héros Tamiozzo de Aguiar, que participou de um intercâmbio no Oriente Médio durante os meses de janeiro e fevereiro de 2015.

Na quinta-feira (27/8), no período noturno, o Defensor Público do Estado de São Paulo e Mestre em Direito Constitucional, Marcos Henrique Caetano do Nascimento discorreu sobre a “Conciliação e Mediação no novo CPC: Reflexos na atuação da defensoria Pública”. Para encerrar, “Recuperação Judicial no cenário atual” foi a explanação do advogado e Mestre em Direito, André Luiz Carrenho Geia.

Para a estudante do quarto semestre de Direito, Amanda Cristina dos Santos, a Semana agregou muitos conhecimentos. “O nosso período de estudos fora da Instituição é muito curto. Com as palestras, conseguimos ter contato com ensinamentos que muitas vezes não conseguimos aprender. Para nós, os seminários são um desafio. Fico muito ansiosa em apresentar, mas tenho que superar o meu medo. Pretendo advogar depois de formada; é uma experiência muito enriquecedora”, comenta.


“A Semana Jurídica se supera a cada ano, com excelência. A palestra da Professora Marisa Giannecchini foi muito proveitosa. Com as exposições dos palestrantes, olhamos com outras perspectivas os argumentos que são trabalhados em sala de aula, o que agrega para a minha formação”, diz Milene Marques Santos Nicola, do sexto semestre da graduação.

Segundo a coordenadora do curso, Professora Carolina Assed, a ideia da Semana Jurídica é abordar e refletir sobre temas que estão sendo discutidos na atualidade. “Problematizamos junto aos professores e alunos. Profissionais de excelente qualidade participaram de nossa atividade. Tive o prazer de trazer docentes que contribuíram para minha formação quando aluna, além de meu irmão, que também é da área acadêmica, com quem compartilho experiências. Recebemos um ex-aluno do curso de Relações Internacionais que teve uma brilhante experiência em Israel, participando do Programa de Estágio 2015 da FFIPP – Brasil (Educational Network for Human Rights in Palestine/Israel), em um intercâmbio no Oriente Médio, ao longo dos meses de janeiro e fevereiro de 2015. As apresentações dos discentes durante os seminários foram muito boas. Eles abordaram assuntos interessantes e atuais. Houve interação e troca de conhecimentos entre todos”, conclui.

 

Para saber mais, acesse www.mouralacerda.edu.br

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Felipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br