15_seagro_palestra-renata-morelli_27_10_2016

A Seagro (Semana da Agronomia) do Centro Universitário Moura Lacerda chegou a sua 15ª edição. Realizado entre os dias 24 e 28 de outubro, o evento deste ano trouxe temas e especialistas de destaque, a fim de complementar o conteúdo que os alunos aprendem em sala de aula, ligando o fazer acadêmico às perspectivas futuras do mercado para os jovens. Exemplos disso foram as palestras “Marketing no Agronegócio”, com Fabiana Nicoleti Franco, da empresa John Deere Brasil, e “Produção de Cerveja”, ministrada por Eduardo Bizari, da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

palestrante-guilherne-viana-de-alencar

Guilherme Viana de Alencar, analista Ambiental do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), veio do Espírito Santo para falar sobre seu livro “Novo Código Florestal Brasileiro”, lançado em julho de 2015. Sucesso de venda entre universitários, produtores rurais e profissionais da área agrícola, a obra teve sua primeira edição esgotada em dezembro de 2015. “As normas contidas neste documento afetam, diretamente, quem trabalha ou pretende ingressar no setor. Por isso, o objetivo do livro foi levar esse conhecimento de forma clara e com uma linguagem acessível a todos os interessados”, ressaltou Alencar.

O analista Ambiental do Ibama foi convidado pelo aluno Joaquim Lauro Sando, do 4º período do Curso de Agronomia e integrante da Comissão Organizadora da Seagro 2016. “Conheci o trabalho dele pela internet, conversei com os outros membros da comissão e fizemos o convite”, contou. Para Marta Rossi, coordenadora da graduação, a programação da semana foi um sucesso. “Participei de todas as edições do evento até hoje. Nosso maior desafio é trazer assuntos que atendam o interesse de todos os alunos, do primeiro ao último período. E, neste ano, de novo, cumprimos essa meta”, afirmou.

15_seagro_palestra-antonio-teixeira_24_10_2016

De aluno a palestrante

Entre os palestrantes da 15ª Seagro, também se destacou Fábio Soldeira, ex-aluno do Curso de Agronomia e pós-graduando do Moura Lacerda. Ele, que hoje atua como engenheiro agrônomo na Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo), abordou o tema “Boas Práticas Agrícolas em Cana-de-Açúcar para Excluir Autos de Infração Ambiental”. “Já participei de edições passadas da semana e é muito bom voltar na instituição, desta vez para passar um pouco do que aprendi aos futuros colegas de profissão”, disse.

comissao-organizadora-seagro-2016

As outras palestras da semana foram “Agronomia e Bioativação da Lavoura”, com Antônio Teixeira, consultor da Libertas Consultoria; “MIP (Manejo Integrado de Pragas) com Ênfase em Controle Biológico de Pragas”, feita por Bruno Arroyo, da BUG Agentes Biológicos; “A Viabilidade Econômica de Atividades Agropecuárias”, ministrada por Marco Tulio Ospina, da Unicamp (Universidade de Campinas); “MPB (Mudas Pré-Brotadas)”, com Cássia Lorenzato; “A Tecnologia em Benefício da Qualidade de Plantio”, de Alex Johan, especialista técnico da John Deere Brasil; e “Produção Animal Sustentável”, com Thiago Máximo, do Centro Universitário Unifafibe.

Além destas, também fizeram parte da programação da 15ª Seagro: “Manejo de Plantas Daninhas em Cana-de-Açúcar”, de Carlos Azania, do IAC (Instituto de Campinas); “Automação Agrícola”, com Rafael Peluco, da Usina São Martinho; “Adubação em Produção de Sementes”, ministrada por Felipe Batistella; “Realidade do Manejo de Resistência a Insetos em Plantas Transgênicas”, de Antonio César Santos, da Dow AgroSciences; “Agro, um Mundo de Oportunidades”, de Renata Morelli, da AgriLearning; e “Linhas de Crédito Rural Subsidiada para Recuperação de Áreas Degradadas – Projeto Integra SP”, ministrada por Roberto Savério, da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral).

 

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3941-6921   |   3443-3443   |   3236-6249   |   9-9201-7887
Atendimento: Mariana Pacheco (16 – 9-98169-6757) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).

E-mails: mariana.pacheco@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: mari.pacheco. Snapchat: milagredoverbo