Empresário falou, em agosto, a alunos, ex-alunos, empresários e
profissionais de organizações parceiras do Centro Universitário Moura Lacerda

Maurício Vargas disse que tinha tudo para dar errado. Muitos ao seu redor também pensavam isso. Aliás, ele não vinha dando certo já há algum tempo – havia “quebrado”, falido quatro vezes desde começou a empreender, nos anos 1980. O ReclameAQUI, pioneiro nas relações entre empresas e consumidores no Brasil, envolvendo direitos e deveres de cada lado, seria mais um neste caminho se não fosse por um detalhe: ele antecipou as mudanças no perfil da sociedade moderna e fez de seu site o 5º mais acessado no Brasil.

O agora digital influencer participou, em agosto, do programa “Mentoria com Empresários”, com a palestra gratuita “A disruptura do consumidor”, no Auditório “Ilka de Moura Lacerda”. Ele falou para 200 pessoas, entre alunos, ex-alunos, empresários e profissionais de organizações parceiras do Centro Universitário Moura Lacerda. “Antes, ter casa própria e carro do ano eram sinônimo de sucesso. Isso mudou. Hoje as pessoas querem liberdade e poder de decisão. No final das contas, o que vale é a opinião que o consumidor tem sobre sua marca, a reputação dela no mercado e na mente das pessoas”, ressaltou Vargas.

O ReclameAQUI não é o único produto desta história de vida. Entre ideias em gestação, outras em teste e algumas já em funcionamento, o empresário trabalha, por exemplo, com o DoutorJá, que oferece consultadas médicas a preço baixo para as classes C e D, por enquanto somente no Rio de Janeiro; Sapato Laranja, espaço colaborativo para criar e disseminar novas experiências de encantamento de clientes; e o Leegol, plataforma on-line de mediação extrajudicial e resolução de conflitos, “uma espécie de Uber da Justiça”, contou Vargas.

 

Mudança de mentalidade

Soluções honestas para os problemas da sociedade atual, segundo Eliza Bomfim, podem ser traduzidas como foco no cliente. Para ela, que é coordenadora do Curso de Gestão da Tecnologia da Informação e Análise de Sistemas do Centro Universitário, o ensino superior tem que acompanhar este momento do mercado. “Trazer uma palestra como ao do presidente do ReclameAQUI é uma contribuição importante à formação dos estudantes”, salientou.

Ex-aluno do Curso de Ciência da Computação do Moura Lacerda, atualmente no Setor de Venda e Pós-Venda da Multibike, em Ribeirão Preto, Luiz Augusto de Toledo Abreu Serra disse que a palestra de Maurício Vargas “tem tudo a ver” com o que a empresa na qual trabalha vive hoje. “É preciso haver uma mudança de mentalidade de cultura, porque não existe mágica. O lucro das organizações tem que estar ligado às necessidades das pessoas”, afirmou Serra. O grupo ReclameAQUI reúne 650 funcionários, sendo 350 dedicados ao atendimento aos consumidores que acessam o site.

Natália Fernanda de Almeida faz o Curso Técnico em Administração na Etec (Escola Técnica Estadual) “José Martimiano da Silva”, nos Campos Elíseos. Sua sala de aula e diversas outras foram convidadas pelo Moura Lacerda para acompanharem a palestra de Maurício Vargas. Corretora de imóveis de profissão, ela busca novos conhecimentos para mudar de área no futuro. “O presidente do ReclameAQUI fez uma apresentação focada na inovação como futuro. Isso me motivou ainda mais a procurar novos caminhos a partir da educação”, contou.

 

 

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