Foi cumprido mais um Dia do Desafio. A 23ª edição da maior campanha mundial de incentivo à prática regular de atividade física e esporte foi realizada na última quarta-feira (31/05), com apoio do Curso de Educação Física do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP). Alunos do 1º período da Graduação passaram a manhã toda na Cava do Bosque. Eles monitoraram e promoveram atividades com crianças, adolescentes e adultos da comunidade – cama elástica, tênis de mesa, pebolim humano, badminton, vôlei, basquete e handebol.

“Sei, por experiência própria, que o esporte abre muitas portas. Quando eu competia em provas combinadas de heptatlo, tive a oportunidade de conhecer outros países, o que não aconteceria se não fosse por causa do atletismo”, disse Joanna Milani, aluna da instituição. A jovem ainda ressaltou a satisfação de participar da campanha. “Vejo o Dia do Desafio como uma oportunidade para incentivar pais e filhos a serem mais ativos”, afirmou. Ela e a colega de turma Luiza Froldi monitoraram o jogo de badminton.

Para Irana Ferracioli, coordenadora do Curso de Educação Física, essa vivência experimentada pelos estudantes foi uma das principais contribuições da campanha para a vida acadêmica deles. “Ao acompanharem as pessoas da comunidade nas atividades recreativas, tendo que orientar e cuidar desses participantes, eles começaram a ter uma noção maior sobre o que é ser um profissional da área. Além disso, foi fundamental fazer parte de uma ação que mostrou para a sociedade como o esporte pode mudar vidas e promover a saúde”, destacou.

Controle do equilíbrio

A Unidade I/Sede do Moura Lacerda não ficou fora da campanha. Na manhã do dia 31 de maio, graduandos, funcionários e estudantes do Colégio Moura Lacerda participaram de uma aula de Tai Chi Chuan, ministrada por Fernando de Lazzari, professor especialista na área. A atividade, que aconteceu na Praça Central, foi realizada em parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio). Raquel Lorençato, analista de Departamento Pessoal, contou que a antiga arte oriental, que combina movimentos lentos e suaves com o controle da respiração, relaxou seus músculos e acalmou o início do seu dia. “Foi maravilhoso. No começo foi difícil alcançar o equilíbrio, mas com as orientações do instrutor conseguimos nos concentrar e perceber o bem que o exercício faz para o corpo”, afirmou. Ela também disse que se sentiu feliz por participar. “Foi motivador saber que o mundo todo estava empenhado em uma ação como essa”, finalizou.

Abertura do evento

O 23º Dia do Desafio também comemorou o Dia Mundial Sem Tabaco. A questão foi ressaltada na abertura da campanha, realizada na Cava do Bosque, que teve a presença de autoridades da Prefeitura de Ribeirão Preto e representantes do Sesc, entidade que coordena a ação no Brasil. Estavam, por exemplo, o vice-prefeito, Carlos Cezar Barbosa, o secretário de Esportes, Ricardo Aguiar, o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, e a secretária da Educação, Suely Vilela.

Promovido mundialmente pela Tafisa (The Association for International Sport for All), o Dia do Desafio foi criado no Canadá, nos anos 1980, e propõe uma competição amigável entre pessoas, organizações e cidades. Juntos, comunidade e Prefeitura são responsáveis pela realização e programação. Regiões de todo o mundo disputam em duplas qual terá mais pessoas praticando atividades físicas. Neste ano, Ribeirão Preto se mobilizou para enfrentar o município de Petare, na Venezuela, e ganhou – 28,09% contra 16,50%. Todos os resultados foram divulgados no site oficial http://ww2.sescsp.org.br/diadodesafio.

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Mariana Pacheco (16 – 9-8169-6757) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: mariana.pacheco@milagredoverbo.com.brfernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: mari.pacheco. Instagram: @milagredoverbo