O tradicional encontro “Os Direitos do Consumidor e a Publicidade” chegou a sua 6ª edição neste ano e reuniu, no último dia 26 de abril, no Auditório Ilka de Moura Lacerda, alunos dos cursos de Direito e Publicidade e Propaganda. O tema do evento girou em torno dos desafios dos profissionais que atuam com plataformas de e-commerce e a relação da venda online com o ordenamento jurídico. Para comandar as discussões, foram convidados os especialistas Vinícius Melo, publicitário e diretor da agência Pixxis, e Lucas Rodrigues Volpim, advogado que atua como coordenador da Comissão de Direito do Consumidor, é membro titular da Comissão Municipal de Defesa do Consumidor e graduado pelo Moura Lacerda.

A abertura do encontro ficou por conta da coordenadora de Publicidade e Propaganda, Carmen Justo. O Curso de Direito foi representado pela professora Ana Carolina Massaro, coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos. Melo iniciou sua palestra comentando sobre a importância de eventos como esse para complementar o que é aprendido em sala de aula. “O e-commerce é um dos poucos setores no Brasil que cresceu acima dos 20% nos últimos 5 anos. Porém, temos muitos empreendedores despreparados, que não conseguem repetir o sucesso da loja física na loja online”, disse.

Adequar o perfil do negócio virtual ao do cliente, respeitando todos os direitos desse consumidor, foi um aspecto destacado pelos palestrantes. “É fundamental que o empresário monte seu e-commerce dentro da ordem legal e, de preferência, consultando um especialista no assunto para atender todos os requisitos jurídicos”, afirmou Volpim. O “direito ao arrependimento”, abordado pelo advogado, chamou a atenção da plateia. “Qualquer pessoa que compre um produto pela internet tem o direito de se arrepender e solicitar a devolução do item sem precisar explicar o motivo ao e-commerce”, ressaltou.

 

Aprendizado que será útil no dia a dia

Washington Abraão, aluno do 1º período do Curso de Direito do Moura Lacerda, mostrou-se interessado ao longo de todo o evento e fez questão de tirar dúvidas com os palestrantes ao final do encontro. “Gostei muito desse tema, pois eu também sou consumidor e quero conhecer os meus direitos na hora que for fazer alguma compra online. Além de ser útil no meu dia a dia, tudo o que eles falaram aqui será importante para ilustrar o que aprendemos no curso”, contou.

A estudante do 7º período de Publicidade e Propaganda Beatriz Whitehead também aprovou os temas das palestras. Ela já trabalhou em uma loja online que vendia eletrônicos e, hoje, possui uma página no Facebook chamada Rotshop que comercializa produtos importados. “As questões da legislação e dos direitos do consumidor foram esclarecedoras e acredito que me ajudarão bastante no meu próximo e-commerce”, concluiu.

 

 

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