O livro “Psicologia, educação e o debate ambiental: questões históricas e contemporâneas”, organizado por Adriana Duarte, Maria de Fátima Cassemiro e Regina Helena Campos, surge como uma experiência fortalecedora tanto para o campo da psicologia quanto para o campo educacional. Um dos capítulos da obra, intitulado “Arthur Ramos e as primeiras apropriações da teoria adleriana nas clínicas de orientação infantil”, foi escrito por Daniela Leal, professora do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado) do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto.

A cerimônia de lançamento do livro ocorreu no dia 17 de abril, durante o 35º Encontro Anual Helena Antipoff, em Ibirité (MG). Tais eventos acontecem desde 1981 e são promovidos pelos estudiosos da obra de Antipoff­, uma das maiores pesquisadoras e educadoras de crianças com deficiência e pioneira na introdução da educação especial no Brasil. A programação da atividade também contará com mesas redondas, conferências, debates e visitas ao túmulo e ao memorial da homenageada.

Conforme descrito na apresentação, o livro reúne as produções de pesquisadores de diversas universidades brasileiras, que foram apresentadas no evento do ano passado. Na ocasião, foi escolhido o tema “Psicologia, educação e o debate ambiental – retomando a perspectiva ecológica de Helena Antipoff”, motivado pelas reflexões sobre o rompimento da barragem de rejeitos de mineração que aconteceu próximo ao munícipio de Mariana, em outubro de 2015 – considerado o maior desastre socioambiental já ocorrido no Brasil.  “Em seu trabalho, Antipoff demonstrava acreditar nas possibilidades que as ciências da educação poderiam oferecer no sentido de promover os valores humanistas e, por conseguinte, garantir a sociabilidade saudável e a aliança entre a preservação da cultura e do ambiente”, afirmam as organizadoras da obra.

Sobre a colaboradora

Daniela Leal é doutora em Psicologia da Educação e especialista em Educação Inclusiva e Deficiência Mental e Psicopedagogia. Atualmente é professora do PPGE – Mestrado e do Curso de Pedagogia do Moura Lacerda. Seus principais temas de pesquisa e atuação relacionam-se à educação especial, tanto em seus aspectos históricos quanto contemporâneos, e à história da psicologia, com enfoque na concepção teórica de Alfred Adler – psicólogo austríaco fundador da psicologia do desenvolvimento individual. É pesquisadora, desde 2007, do NIEHPSI (Núcleo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em História da Psicologia), da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), membro associada da SBHP (Sociedade Brasileira de História da Psicologia) e da ABPEE (Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial).

 

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3911-6828 | (16) 3443-3443 | (16) 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. – Snapchat: milagredoverbo