Acompanhe nesta seção, as sugestões de livros, revistas, filmes referentes ao seu curso, selecionados pela biblioteca do Moura Lacerda. Nesta semana, as sugestões de livros são para os alunos dos cursos de Administração e Direito.

Administração

O orçamento empresarial é uma das mais importantes ferramentas de controladoria e contabilidade gerencial. Esta obra apresenta o ciclo completo desse processo, partindo da formulação da estratégia empresarial e aplicando as mais recentes ferramentas desenvolvidas pela ciência contábil para a otimização dos resultados econômicos. Orçamento empresarial: novos conceitos e técnicas aborda os conceitos fundamentais para embasar o plano orçamentário de uma empresa, ao mesmo tempo que apresenta, de maneira abrangente e prática, todas as técnicas necessárias para sua implantação – incluindo novas ferramentas como beyond budgeting, gerenciamento matricial, orçamento base zero, rolling budget e forecast. Apresentando as aplicações, vantagens e desvantagens de cada ferramenta, esclarece as relações do orçamento com o custeio ABC, o balanced scorecard e a gestão de riscos. Voltada para estudantes de graduação em ciências contábeis, administração e economia e de cursos de especialização que incluam planejamento financeiro, esta obra também não pode faltar na estante de profissionais envolvidos com gestão de finanças, contabilidade geral, orçamento e análise de investimentos.

 

Orçamento empresarial: novos conceitos e técnicas

Autores: Clóvis Luís Padoveze e Fernando Cesar Taranto

Ed. Pearson – Ano de publicação 2011 – 209p.

 

Assunto: Orçamento empresarial / Administração de empresas

 

Direito

Esta obra alia todas as vantagens do livro a todas as vantagens da mais atual tecnologia da informação, numa união perfeita de meios. O livro, em meio físico, continua sendo insubstituível, por suas qualidades de abrangência e generalidade. De outro lado, no meio digital, o leitor obtém a legislação permanentemente atualizada, com a inclusão na base, assim que publicadas, das normas tanto inaugurais como alteradoras. No total, estão à disposição do leitor, além das normas federais em meio físico, mais de 1.200 normas, próprias das principais áreas jurídicas e divididas em legislação superior (Constituição, leis, decretos) e inferior (portarias, resoluções, instruções normativas), e as súmulas do STF, STJ, TSE, TST e dos Juizados Especiais Federais. Do TST, estão incluídas também as Orientações Jurisprudenciais do Pleno, das SDI e da SDC. Ainda, onde necessário, links remetem diretamente a outros dispositivos relacionados ao tema pesquisado.

Vade Mecum 2013 – 8ª edição revista, ampliada e atualizada até 20/12/2012
Ed. Revista dos Tribunais – Ano de publicação 2013 – 2175p.
Assunto:Legislação / Manuais / Brasil